Como lidar com empregos que exigem que o marido fique longe de casa?
Aprenda sobre isso no programa "Não é Fofoca, É Aprendizado"
Quantas famílias estão separadas, pois os empregos exigem que os maridos fiquem longe de casa? Essa condição é bem comum hoje em dia. Como o caso recente do técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, que chorou de saudade da família. Ele elogiou o desempenho do time, após a vitória do título na Copa Libertadores da América, mas fez uma declaração surpreendente.
“Sou muito melhor treinador, mas sou pior tio, pior irmão, pior pai, pior marido, pois deixei a minha família lá”, disse ele, que é natural de Portugal e precisou ficar longe da família para estar à frente do time palmeirense.
Durante o programa “Não é Fofoca, É Aprendizado”, as apresentadoras debateram sobre esse assunto, de como o emprego em lugares longes causam o distanciamento das famílias. Ressaltando sobre a importância de saber lidar com essa realidade para garantir uma família unida e feliz.
Não adianta agir com reclamações e cobranças, se comportando até de forma infantil e sem maturidade. Como fica a consciência desse homem, que é caminhoneiro, motorista, piloto de avião, técnico de futebol ou tem outra profissão que requer muitas viagens e a atuação longe da terra natal e da família? 
Muitos deles se sentem culpados e sofrem com essa ausência, perdendo o crescimento dos filhos, por exemplo. E além da saudade e das exigências por parte da esposa, também precisam lidar com a pressão interna.
“É necessário um consenso de ambos os lados, pois o marido precisa fazer a sua parte, estar vigilante com as circunstâncias e propostas que surgem, tendo responsabilidade para passar confiança para a esposa”, orientou uma das apresentadoras do programa, Aline Muniz.
Como lidar na prática
Como exemplo, Ellen Correia, que deu seu depoimento durante o programa, contando como supera essa realidade, sendo casada há 22 anos com um profissional do ramo de transportes, que precisa passar bastante tempo longe, inclusive tendo que pernoitar no trabalho.
“Fico em paz e confio na comunhão que temos com Deus e a partir daí conseguimos ter harmonia e respeito, formando uma parceria”, destacou ela, que – inclusive – usa a tecnologia a seu favor. Segundo explica, eles aproveitam para compartilhar o dia a dia, momentos simples, como contar o que fez, o que comeu e se preocupando se outro já chegou, por exemplo.
“Sempre nos comunicamos e interagimos, deixando tudo mais suave, para quando ele retornar, poder desfrutar desse trabalho e de todo sacrifício”, concluiu Ellen.
Outra esposa, também relatou sua experiência. A Carmem Pires, casada há 9 anos com um piloto, detalhou que faz questão de se organizar, para quando ele voltar, aproveitar ao máximo o tempo que têm juntos, passeando, saindo para almoçar e comemorando as datas especiais.
Essas são lições de mulheres sábias, que em vez de trazer um peso para o marido, o ajuda a enfrentar o seu dia a dia, fazendo a diferença, pois tomam atitudes diferentes que ajudam a preservar um relacionamento duradouro.
Desta forma, é necessário que a esposa apoie o marido e nunca o enxergue como um adversário, mas aproveite o tempo que estão juntos, e assim a distância é facilmente dissipada quando o casal é unido em todas as circunstâncias.
Assista ao programa completo no vídeo abaixo:
Se tornando virtuosa
Entenda como ser uma mulher virtuosa, com a série “Mulher V”, onde você irá aprender a ter as mesmas características da mulher de Provérbios 31, se tornando ainda mais virtuosa.
A série estará disponível a partir do dia 11 de dezembro, com exclusividade pelo Univer Vídeo. Data inclusive, do início do Jejum Daniel, um propósito de fé, que tem o objetivo de sacrificar o tempo gasto com informações desse mundo, para se dedicar integralmente, durante 21 dias, para as coisas de Deus.
Saiba mais como funciona o Jejum de Daniel, clicando aqui e participe você também.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo