Como lidar com as dúvidas sobre a sua fé

Cristiane Cardoso ensina o segredo para vencer essa armadilha do mal

Imagem de capa - Como lidar com as dúvidas sobre a sua fé

Tudo o que vem acontecendo nos últimos anos é um prenúncio do fim dos tempos, como foi previsto pelo Senhor Jesus. No capítulo 21 do livro de Lucas, a partir do versículo cinco, Ele fala claramente sobre os sinais que aconteceriam no final dos tempos.

“E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu. Mas antes de todas estas coisas lançarão mão de vós, e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões, e conduzindo-vos à presença de reis e presidentes, por amor do meu nome. Lucas 21.11,12

É exatamente isso que temos vivenciado nos últimos dias. Terremotos, catástrofes naturais e pestes, a exemplo do coronavírus. Tudo isso são os princípios das dores dos quais o Senhor Jesus nos alertou a respeito, para que estivéssemos preparados.

A alma é emotiva

No entanto, muitos cristãos não têm sabido lidar com tudo que vem acontecendo, lamentou Cristiane Cardoso, em live transmitida, recentemente, pelo canal oficial do Godllywood no Instagram.

Por não poderem ir à igreja, participar dos cultos, essas pessoas estão se sentindo perdidas e com a fé enfraquecida.

Jesus sabia que seria uma época muito difícil, por isso, fez questão de nos alertar. Mas, também, garantiu que “na vossa paciência possuí as vossas almas”. Lucas 21.19

“A nossa alma, por ser dada às emoções, tem a tendência a ficar desesperada, com medo e pensando o pior. Principalmente, porque todo mundo está noticiando o pior. E a nossa alma, por ser levada às circunstâncias, tem a tendência de começar a duvidar, se desesperar e questionar sobre a nossa fé”, destacou Cristiane.

Pensamentos de dúvida

O mesmo aconteceu com Cristiane, afirma a escritora, quando, em certa ocasião, se deixou levar por pensamentos de dúvida, soprados pelo diabo. A partir daí, ressalta, ela começou a questionar a própria fé.

“Eu já tinha o Espírito Santo, já era nascida de Deus, não tinha nenhum pecado escondido, mas eu dei ouvido a uma palavra que o diabo soprou no meu ouvido. E aquilo gerou um conflito dentro de mim”, enfatiza.

A partir daí, Cristiane começou a ter dúvida com respeito ao seu novo nascimento e ao batismo com o Espírito Santo. Em consequência disso, enfraqueceu na fé.

O diabo sabe que a fé depende de uma certeza. Quando ele consegue semear a dúvida dentro da pessoa, ela se torna vulnerável espiritualmente.

Baseie sua vida na Palavra de Deus

Foi por meio de um versículo que sua mãe, Ester Bezerra, leu para ela, que Deus – em Sua infinita misericórdia – a libertou daquele conflito espiritual no qual estava se afundando:

“Na vossa paciência possuí as vossas almas.” Lucas 21.19

 “Deus me mostrou que aquela dúvida não tinha base nenhuma. Ela não era minha. Uma coisa é você ter dúvida porque está em pecado. Ou seja, existe um fundamento para a dúvida. Mas, quando você não fez nada, quando sua vida está reta diante de Deus e você tem a duvida, você tem que questionar de onde ela vem. Essa dúvida não tem base, mas se você se deixar levar por ela, se você não usar a sua  fé, se não for perseverante na fé, você vai perder a sua alma. É na minha perseverança, na minha fé, que eu salvo a minha alma”, descreveu.

Cristiane esclarece ainda que Jesus sabia que o diabo ia tentar ceifar os escolhidos por meio da dúvida, por isso, disse isso.

Por fim, Cristiane aconselha a sempre questionar: “essa dúvida tem fundamento? Provavelmente, não. Então, tenha sua vida baseada na Palavra de Deus, não baseada nas dúvidas que vêm aos seus ouvidos. Resista, através da sua fé, se ponha em espírito de oração, e você vai ver que ele fugirá de você”, finaliza.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal/ Foto: Getty Images