Qual a diferença entre conversão, novo nascimento e batismo com o Espírito Santo?

Por que é indispensável seguir esses passos para encontrar a plenitude da vida por meio da Fé

Imagem de capa - Qual a diferença entre conversão, novo nascimento e batismo com o Espírito Santo?

Muitas pessoas, apesar de conhecerem a Fé, não entendem a diferença entre a conversão, o novo nascimento e o batismo com o Espírito Santo. Segundo o Bispo Edir Macedo, muitos se inquietam pelo fato de não terem o dom das línguas, pois acreditam que é isso que define o batismo com o Espírito Santo. “Muitos não entendem a diferença entre o batismo com o Espírito Santo e o novo nascimento e por causa disso ficam desesperados.”

O Bispo explica que a conversão, o novo nascimento e o batismo com o Espírito Santo são três passos que todo ser humano deve seguir, quando decide começar uma vida com Deus.

Conversão
O primeiro passo é mostrar arrependimento pelos erros cometidos. “Desde a época de João Batista, o arrependimento significa abandonar os pecados e começar uma vida certa; abandonar a injustiça e viver na justiça. A pessoa abandona seus pecados e começa a viver dignamente, de acordo com a Palavra de Deus”, afirma o Bispo. É preciso entender que a conversão é uma atitude exclusiva do ser humano, pois é ele quem abandona o caminho errado, uma vez que entra no caminho de Deus e se molda de acordo com a Sua Palavra. Depois disso, poderá dar o segundo passo.

Encontro com Deus
O segundo passo é o encontro com Deus, a experiência do novo nascimento, que é concedido pelo Espírito Santo. O Bispo Macedo detalha que o Espírito Santo vem sobre a pessoa e faz dela uma nova criatura, segundo a vontade dEle. “Mas o encontro com Deus só acontece quando há uma entrega total: ou tudo ou nada.

Enquanto isso não acontecer, Deus não pode fazer esse milagre. É uma experiência exclusiva para aqueles que se entregam de corpo, alma e Espírito para Deus, pois somos gerados pelo Espírito Santo.”

Batismo com o Espírito Santo
O batismo com o Espírito Santo acontece após o arrependimento, a conversão e o novo nascimento, que é o encontro com Deus. E quem faz isso é o próprio Senhor Jesus. “O Espírito Santo nos enche de alegria e de paz, habitando conosco e mantendo comunhão com o Seu povo, através dos milagres e das maravilhas realizados em nosso meio, dada a Sua onipotência, onipresença e onisciência”, ressalta o Bispo Macedo.

Ele ainda declara que o batismo com o Espírito Santo torna o ser humano diferente em todos os aspectos, pois ele passa a participar da natureza do próprio Jesus. “Este batismo faz-nos ver as coisas como Ele via, pensar como pensava, falar como falava, enfim, agir da mesma maneira pela qual Jesus agia. É este batismo que nos capacita para a grande Obra de Deus. Está escrito: ‘recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas…’” (Atos 1.8).

O Bispo Macedo enfatiza também que ninguém deve se envolver diretamente na Obra de Deus sem antes ter recebido esse poder prometido pelo Senhor Jesus. É muito perigoso para o neófito (aquele que é novo na Fé, recém-convertido) tentar fazer alguma coisa sem o selo do Espírito Santo, pois a luta não é contra a carne ou o sangue, mas contra as forças espirituais do mal (Efésios 6.12).

Algo inexplicável
Foi essa força que o empresário Marcos Xavier Caetano, de 48 anos, buscou. O empresário conta que começou a frequentar o Templo de Salomão para fazer as correntes pela vida financeira em maio de 2017. Ele buscava exclusivamente o sucesso financeiro, mas, depois, passou a frequentar as reuniões de quarta-feira e de domingo.

Somente em agosto de 2017 ele decidiu mudar de vida. “Eu já estava cansado, desesperado, com um problema sério de depressão, muito angustiado e ali decidi entregar minha vida a Deus e fui para a frente do Altar. Fiz uma oração sincera, aquele momento foi a minha conversão. Tudo mudou, passei a obedecer e a fazer tudo que estava na Palavra de Deus.”

Marcos relata que não demorou muito para que ele tivesse o Encontro com Deus e o batismo com o Espírito Santo. “Eu estava aprendendo o que era a busca do Espírito Santo. Quando encontrei Deus, minha vida se transformou e quando recebi o batismo senti algo inexplicável. Podemos tentar expor o que é, mas só quem recebe sabe”, finaliza.

Assim como aconteceu com Marcos, você também pode encontrar essa plenitude que vem de Deus. Procure a Universal mais próxima e participe das reuniões da Escola da Fé Inteligente às quartas-feiras, e das reuniões de Encontro com Deus aos domingos.

 

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Fotos: Demetrio Koch