Como devo jejuar?

Entenda o que considerar quando fizer esse propósito espiritual

Imagem de capa - Como devo jejuar?

De acordo com o Bispo Edir Macedo no livro “Nos Passos de Jesus” , o jejum é a abstinência parcial ou total de alimentos e bebidas com o objetivo de afligir o corpo físico, para alcançar mais força para o corpo espiritual. “Não é que o corpo físico precise ser castigado pura e simplesmente, mas quando há um jejum, o corpo espiritual fica mais desprendido e, consequentemente, mais apto para buscar um contato íntimo e profundo com Deus, que é Espírito”, explica.

O jejum fortalece o cristão em suas batalhas e dá condições para ele seguir na caminhada da fé. No programa “Entre Nós”, Marelis Brum e Michele Dias abordaram o assunto e orientaram que o fiel deve considerar alguns pontos para que ele seja feito de forma eficaz. “Cada organismo tem um limite de tempo para ficar sem comer. Quem tem o diagnóstico de alguma doença em que isso a prejudique, por exemplo, não precisa fazê-lo por muito tempo. Não é a quantidade de horas que define a qualidade do seu jejum”, explica Michele.

Marelis acrescenta que também há os jejuns parciais em que a pessoa come um determinado alimento ou deixa de comer algo que gosta muito. “Você também pode deixar de fazer coisas que gosta, como no Jejum de Daniel em que nos abstemos de informações seculares e nos propomos a buscar mais a Deus”, aponta.

E como o principal objetivo do jejum é espiritual, a qualidade desse tempo também deve ser observada: permanecer em espírito, meditando na Bíblia e absorvendo conteúdos espirituais é essencial.

A frequência do propósito também é um motivo de questionamento entre muitos, mas Marelis ensina que não há a necessidade desse tipo de determinação. “Isso é algo individual, ninguém pode impor. Também é necessário ter um motivo bem definido, o que também é algo pessoal, por isso temos que aprender a buscar a direção de Deus para que O agrademos e não se torne algo religioso”.

Para aprender mais sobre a fé e como mantê-la acessa, participe das reuniões de quarta-feira e domingo na Universal. Clique aqui e encontre o templo mais próximo de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Por Rafaella Rizzo / Foto: Thinkstock