Chateado com Deus: coisas que a gente não entende

Imagem de capa - Chateado com Deus: coisas que a gente não entende

Você já ficou chateado com Deus? Noemi ficou. Ela voltou a Israel viúva e sem filhos e lhe diziam “não é esta a Noemi? Porém ela lhes dizia: não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso” (Rute 1.19-20). Mara significa “amargo”. Noemi mudou seu nome, que significava “doçura”, para o oposto e se justificou: “Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar; por que pois me chamareis Noemi?” (Rute 1.21). Ela culpava a Deus por suas perdas e se tornou uma pessoa amarga pelo resto da vida, pois nunca se recuperou e se considerava nula, como quem nunca mais seria feliz.

Muitos são assim. Já encontrei pessoas que até se tornaram ateias por culparem a Deus por seus problemas, por algum mal e então deixaram a amargura entrar no seu coração. Elas se tornaram Maras, amargas. Eu pergunto a você: qual é a lógica de se colocar contra Deus, que é o Único que pode nos ajudar?

Você pode responder: “não consigo entender por que isso aconteceu”. Se você não entende os porquês da vida é porque você não é Deus. Deus determinou que fosse assim para que aprendêssemos a confiar sem entender. Quando você confia de verdade, não precisa entender. Por exemplo: não entendo como um avião com todo aquele peso consegue ficar no ar. Sei que existe aerodinâmica, motor e tudo mais, mas não sei pilotar um avião e nem por isso deixo de viajar de avião. Ou seja, mesmo sem entender, confio. As pessoas não pensam no quanto têm que confiar sem entender nesta vida, seja no avião, seja no médico ou em quaisquer outras situações, mas, em relação a Deus, querem explicações, pois não confiam.

Rute, nora de Noemi, perdeu o marido e acompanhou a sogra até Israel, uma terra estrangeira que proibia seus homens de se casarem com quem era de fora, mas ela confiou em Deus e se recusou a se entregar à amargura. Ela creu e, porque creu, casou com Boaz, tornou-se avó de Davi e se inseriu na genealogia de Jesus. Isso não é maravilhoso? Por um lado, a sogra amarga; por outro, a nora que confiou em Deus e foi aceita e inserida na família do Senhor. É isso que Deus faz: resiste aos soberbos, mas dá graças aos humildes (Tiago 4.6).

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: RapidEye/getty images