Celebrando quem faz do País um lugar melhor

Dia 28 de agosto é dia Nacional do Voluntariado

As pessoas que se dedicam ao voluntariado têm um dia especial no calendário nacional: 28 de agosto. Desde 1985 a data celebra quem dedica um pouco do seu tempo e esforço para fazer do País um lugar melhor.

A celebração foi instituída por meio da Lei Nº. 7.352, sancionada pelo então Presidente da República, José Sarney.

O que considerar:

Em diversos momentos, a Palavra de Deus orienta que os seguidores do Altíssimo devem estar prontos para se dedicar ao próximo, seja com tempo, atenção, orações, alimentos, bens, etc (leia Mateus 25:35-40).

“É impossível uma pessoa experimentar a bondade e a misericórdia de Deus e não se importar com o seu próximo. Se somos realmente servos do Senhor Jesus, fazemos também as obras que Ele fez e até maiores. Por isso, o Messias faz menção ao bem que os justos fizeram aos famintos, aos sedentos, ao estrangeiro, ao nu, ao doente e ao prisioneiro. A esses aflitos, Ele chama de ‘Meus pequeninos irmãos’. Isso comprova que o grande Rei e Senhor que habita no Alto e Santo Lugar também habita com os humilhados e rejeitados deste mundo (Is 57.15)”, fala o Bispo Edir Macedo.

Trabalho incansável:

Por isso a Universal idealizou e mantém uma série de trabalhos sociais para ajudar todos os tipos de pessoas: homens, mulheres, crianças, jovens, idosos, presidiários, moradores de rua, garotas de programa, entre outros.

Além disso, existe sempre um homem ou mulher de Deus pronto para ouvir e orientar quem precisa de um ombro amigo, pessoalmente em uma igreja ou por meio do Pastor Online.

Ações sociais:

  • Os voluntários também se mobilizam para realizar diversos tipos de ações sociais para doar alimentos, roupas e apoio a quem mais precisa.

“Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.”

Atos 20:35

  • Dessa forma, o objetivo é fazer qualquer coisa como se estivesse fazendo ao próprio Deus. Ele mesmo recompensará ao que se doa com alegria e generosidade.
  • “Deus ama ao que dá com alegria, porque essa pessoa se assemelha a Ele. Como Criador, o Altíssimo tem prazer em compartilhar com o homem toda a Sua Criação. Ele é tão generoso e espontâneo que ofereceu até o Seu Próprio Filho, por isso, pode nos ensinar o que realmente é dar. Mas, vale ressaltar que, tudo o que o ser humano faz para Deus e para o seu próximo deve ser por voluntariedade e fé, como se estivessem fazendo ao Próprio Senhor. [Ele] sonda o mais íntimo do coração e recompensará cada um segundo as suas obras. Quanto mais entrega e renúncia houver no servo, mais o Senhor o honrará”, completa o Bispo.

Veja mais:

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: iStock - Cedidas