Rede aleluia
Guardiões da Estrada levam serviços gratuitos a 12 mil caminhoneiros
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
Baln. CamboriúBlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 16 de Agosto de 2022 - 16:59


Guardiões da Estrada levam serviços gratuitos a 12 mil caminhoneiros

Categoria enfrenta dificuldades com diesel caro; frete não cobre despesas

Guardiões da Estrada levam serviços gratuitos a 12 mil caminhoneiros

Nesse domingo (14), o programa social Guardiões da Estrada levou serviços gratuitos para 12 mil caminhoneiros em terminais de cargas e postos de combustíveis de aproximadamente 1.200 municípios brasileiros. Além das más condições das rodovias, do trânsito perigoso e do longo período longe de casa, a categoria enfrenta os baixos valores dos fretes e do preço alto do diesel para continuar trabalhando.

Uma pesquisa realizada por uma plataforma de relacionamento voltada a esses profissionais apontou que 19,6% dos caminhoneiros consideram que o auxílio diesel de R$ 1 mil implementado pela PEC 15/22 não traz alívio financeiro para a categoria diante da alta de preços do combustível. Em um ano, houve um aumento de 57% no preço médio do litro do diesel, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A ação do Guardiões da Estrada levou aos motoristas serviços gratuitos como aferição de pressão, corte de cabelo, manicure, limpeza de pele e atendimentos com advogados e nutricionistas. Além disso, foram distribuídas 11,7 mil refeições, 9 mil kits de higiene e 338 cestas básicas aos participantes.

“A maioria das mercadorias brasileiras é movimentada pelas estradas, e as péssimas condições de rodagem, os baixos valores pagos pelos fretes e o aumento do diesel têm prejudicado ainda mais essa categoria”, explica Filipe Santos, responsável pelos Guardiões da Estrada no Brasil. “Por meio dessa ação social, conseguimos atender às necessidades imediatas dos caminhoneiros. Devido à rotina desgastante que encaram nas estradas, muitos desses profissionais não têm tempo para cuidar de si mesmos”.

Esperança para quem precisa 

 “Ficar aqui, com vocês, já mudou o clima do domingão do Dia dos Pais. Estou me sentindo muito bem”, relatou o caminhoneiro José Augusto Carneiro. Ele está na estrada desde 2010 e contou que, depois de um acidente sofrido há cerca de 4 meses, ficou sem trabalhar.

“Consegui voltar à ativa e não pretendo parar nunca. Em todos os estados para onde vou, como Bahia e Minas Gerais, acontece esse trabalho magnífico que vocês fazem por nós. No auge da Pandemia, essas ações nos ajudaram muito. Várias pessoas poderiam fazer algo pela categoria, mas, até hoje, eu só vejo os Guardiões da Estrada fazê-lo. Os voluntários do programa são os únicos que andam de posto em posto, veem nossas dificuldades e nos ajudam realmente”, finaliza.

O pai da voluntária Renata Nascimento também é caminhoneiro. Ela diz que entende as dificuldades que esses profissionais enfrentam. “Em datas comemorativas como essa [Dia dos Pais], muitos deles não podem estar perto da família”.

O programa social Guardiões da Estrada foi fundado pela Igreja Universal do Reino de Deus em setembro de 2018. Por meio das ações voltadas à classe de caminhoneiros, 147.863 motoristas profissionais foram beneficiados no ano passado.


Guardiões da Estrada levam serviços gratuitos a 12 mil caminhoneiros
  • Unicom / Fotos: Cedidas 


reportar erro