Atividades do Calebe motivam idosos durante distanciamento social

Imagem de capa - Atividades do Calebe motivam idosos durante distanciamento social

O período de quarentena e distanciamento social, devido à pandemia da COVID-19, pode ser um agravante para os idosos que estão reclusos, sozinhos ou mesmo na companhia de familiares. Muitos, acostumados a conviver com amigos, participar de grupos e atividades fora de casa, para evitar o contágio com o novo coronavírus, se encontram praticamente impedidos de sair.

Para diminuir esse impacto do isolamento, o ideal é que os idosos adequem a sua rotina de atividades em casa e também mantenham o contato com familiares e amigos, mesmo que isso seja feito a distância. Pensando nisso, o grupo Calebe vem realizando com os seus integrantes tarefas semanais. São videoaulas enviadas por meio de aplicativos de mensagem, transmissões ao vivo e outras atividades nas redes sociais do grupo, como o Desafio da Semana.

Todo início de semana, o grupo publica na rede social uma tarefa diferente que os calebes devem cumprir. Em todo o Brasil, os responsáveis pelo grupo também recebem a mesma orientação e reforçam a divulgação na sua localidade por meio das mídias sociais. O primeiro desafio foi a leitura de um livro à escolha do idoso. Eles deveriam ao longo da leitura, postar uma foto com o livro e compartilhar um comentários sobre os ensinamento adquiridos.

“Atividades como essa levam um benefício muito grande ao idoso. A leitura, por exemplo, além do bem-estar físico, traz o benefício espiritual, ao ler uma mensagem edificante para a vida, que vem de Deus. Ademais, as atividades motivam os idosos que já fazem parte do grupo e aquelas pessoas que estão sendo convidadas por eles a participar também. Ele dão um exemplo muito bom”, comentou o Bispo Antônio Santana, responsável pelo Calebe no Brasil.

Ensinamentos valiosos e fé renovada

Os resultados do desafio foram evidenciados na vida espiritual daqueles que se dedicaram à leitura. Muitos aprenderam ensinamentos valiosos com os livros e tiveram a sua fé renovada. Bem como, aprenderam a lidar com as diversas situações do dia a dia.

“O livro que estou lendo, da escritora Ester Bezerra, me ensinou como ser um esposa e nunca desistir da fé em Deus, seja em qualquer dificuldade”, contou Nair Ischingi, de 64 anos, integrante do grupo Calebe de Sorocaba, cidade do interior de São Paulo, que escolheu o livro “A Dama da Fé”.

Outra participante, Teresinha de Deus Nogueira, de 82 anos, de Regente Feijó (Campinas), também no interior paulista, escolheu o mesmo livro e contou como a tarefa foi edificante: “A leitura foi fantástica. Aprendi muito e me identifiquei com um trecho da história. Fazer parte do Calebe para mim é primordial, pois, me sinto útil e feliz.”

Membro do grupo Calebe do Templo de Salomão, Laercio Luiz Casemiro Pereira, de 65 anos, escolheu o livro “A Terra Vai Pegar Fogo”, de Renato Cardoso. “A leitura desse livro foi para mim muito importante, porque estamos vivendo os últimos dias e isso ficou mais claro do que nunca. Além disso, o livro serve também para nos alertar que, às vezes, damos importância para coisas tão banais e não lembramos dos ensinamentos de Deus”, observou.

Calebe Brasil

Você não quer ficar parado em casa? Clique aqui e acompanhe as atividades orientadas pelo grupo por meio das redes sociais. O projeto ainda disponibiliza um número nacional – Whatsapp (11) 99571-9920 – para ajudar os idosos que estão aflitos, precisando de uma orientação.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas