As características de quem tem o Espírito Santo

Leia e descubra quais são elas

Imagem de capa - As características de quem tem o Espírito Santo

Aqueles que recebem o Espírito Santo dentro si são marcados por Ele. Somente os gerados pelo Altíssimo possuem as características que os definem como Seus filhos e garantem a sua Salvação eterna.

A seguir, conheça algumas das características dos batizados com o Espírito Santo:

1. Possuem o caráter de Deus 

O batismo com o Espírito Santo é o símbolo do novo nascimento, assim, é impossível recebê-lO e não ter o seu caráter transformado. Aqueles que são instituídos filhos do Altíssimo, obrigatoriamente, possuem o seu DNA.

Em seu livro “O Caráter de Deus”, o Bispo Edir Macedo esclarece sobre esta importante característica: “É preciso que tenhamos atitudes semelhantes às do nosso Senhor, pois de que vale pregarmos a Cristo e vivermos o anticristo? De que vale manifestarmos amabilidade e simpatia no púlpito, se quando descemos dele, ou saímos da igreja, mudamos nossas atitudes? Não podemos ser como o camaleão, que muda de cor conforme o ambiente em que se encontra”.

2. Andam nos passos de Jesus

Ninguém pode permanecer em sua caminhada cristã sem que siga os passos do Senhor Jesus, isto é, sem guardar e aplicar os mandamentos de Deus em sua vida.

Nas Escrituras Sagradas, o Senhor Jesus revela que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida para alcançar a Eternidade (João 14.6), por isso, aqueles que possuem o Espírito Santo seguem os Seus passos,  a fim de permanecer em Seu Reino.

“Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.” (1 João 2.6)

3. Vivem na fé e obediência de Abraão

Além de amigo de Deus, Abraão é considerado o pai da fé. Isso porque, independentemente da situação e do sacrifício que lhe seria exigido, a sua resposta para cumprir com a vontade do Altíssimo era a mesma: “eis-me aqui”.

E, de igual modo, tal obediência e entrega são características únicas daqueles que possuem o Espírito de Deus.

“Olhai para Abraão, vosso pai…” (Isaías 51.2)

4. Guardam a sua aliança com o Altíssimo

Ao constituir um matrimônio, o ser humano possui o compromisso em honrar a sua palavra com o seu cônjuge, e a aliança passa a ser o símbolo da fidelidade entre o casal.

E, da mesma forma, aqueles que possuem o Espírito Santo empenham a sua palavra em compromisso com o Altíssimo, por meio da fidelidade, entrega, transparência e sacrifício, o real significado do amor verdadeiro para com Deus.

“E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.” (Gênesis 17.7)

5. Não têm nada a perder

Aquele que possui o Espírito de Deus e anda em Seus caminhos têm consciência de que sua vida está nas mãos dEle. Assim, estes confiam em Seus planos e se sujeitam à Sua Vontade, a fim de permanecer na fé até que alcance o prêmio da Salvação.

“[…] mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3.13-14)

Vá a fundo:

Se você deseja saber mais sobre como receber ou reavivar o Espírito Santo em sua vida, participe do Jejum de Daniel – do dia 19 de novembro a 10 de dezembro. Para ter mais informações sobre como participar, basta clicar aqui.

Acesse também o Portal Universal.org e acompanhe mensagens e reflexões de fé para fortalecer a sua busca pelo Espírito Santo.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock