Ao menos dois linchamentos por dia acontecem no País

Muitas vezes, essa barbárie é provocada por boato ou notícia falsa. Entenda

No Brasil, estima-se que mais de 1,5 milhão de pessoas já tenham participado de algum tipo de justiçamento de rua e que, ao menos, dois linchamentos por dia aconteçam no País. O mais assustador é que esses números se referem a um tipo de violência que pode ser caracterizado como uma lesão corporal, tortura ou homicídio, crimes previstos no código penal brasileiro.

Por que é importante falar sobre isso:

O linchamento é um ato violento, sumário e coletivo que lesiona gravemente e provoca a morte por espancamento de um indivíduo, geralmente suspeito de ter cometido um delito. Entretanto, muitas vezes, essa barbárie é provocada por boato ou notícia falsa, e a vítima é inocente.

Reportagem do “Domingo Espetacular” abordou o assunto, conversou com familiares de vítimas do linchamento e com um inocente, sobrevivente dessa barbárie, que falou sobre os traumas causados pela violência sofrida. Assista:

Cuidado com os boatos e as fake news:

Infelizmente, tratar deste assunto nos mostra o quanto a mentira, as falsas notícias e acusações enganosas levam o ser humano ao erro. Isso têm aumentado na sociedade e destruído vidas, reputações, levado até mesmo pessoas à morte.

LEIA MAIS: “R7 Estúdio” sobre o tema linchamento – contextualização e histórias de vítimas que não sobreviveram à barbárie.

Não devemos nos precipitar a tirar conclusões:

Recentemente, o Bispo Renato Cardoso, em uma de suas mensagens no Youtube, comentou sobre como as pessoas não devem tirar conclusões precipitadas acerca daquilo que recebem como informação. Pois, não podemos nos esquecer que vivemos numa época de fake news e é prudente que observemos e ouçamos todas as versões de um fato.

  • “Normalmente, quando nós deixamos as nossas emoções tomarem a frente do nosso intelecto, chegamos a uma conclusão precipitada. E isso pode gerar problemas. É bem verdade que quando uma notícia de algo revoltante chega aos nossos ouvidos, a nossa reação é logo com as emoções (nos enchemos de raiva, repulsa, vontade de fazer justiça com as próprias mãos). Mas nós temos de entender que na maioria das vezes, quase sempre, as informações chegam até nós em pedaços, em partes. Então, a prudência que é ensinada no livro de Provérbios nos diz que não devemos nos precipitar a tirar conclusões”, disse o Bispo.

“Não te precipites em litigar, para que depois, ao fim, fiques sem ação, quando teu próximo te puser em apuros.” Provérbios 25: 8

  • Ele acrescentou: “É uma época em que as fake news se espalham como fogo em uma floresta (…) em que você tem que esperar antes de reagir à informação. Quantas vezes não vimos um caso em que mais informações foram aparecendo e então, agora, compreendemos que a conclusão estava errada? Às vezes, a pessoa que foi vítima disso é excluída socialmente e sofre até perdas irreparáveis em sua vida.”

Clique aqui e confira a mensagem na íntegra.

Ademais, medite na Palavra citada acima para a sua edificação espiritual.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock