thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

NÃO É O QUE TE CONTAM, É O QUE NÃO TE CONTAM

A verdadeira justiça não pesa apenas um lado, antes julga as duas partes. Então, sempre pare, pense e avalie a situação

Não tire conclusões precipitadas, porque pode haver uma explicação muito boa para o que você entendeu de outra forma. Esta é uma versão mais moderna para o versículo 8, do capítulo 25, do livro de Provérbios. Isso mostra, para nós, um erro de comportamento muito comum: se precipitar em chegar a uma conclusão.

Normalmente, quando nós deixamos as nossas emoções tomarem a frente do nosso intelecto, chegamos a uma conclusão precipitada. E isso pode gerar problemas para a nossa vida e para outras pessoas também. É bem verdade que quando uma notícia de algo revoltante chega aos nossos ouvidos, a nossa reação é logo com as emoções (nos enchemos de raiva, repulsa, vontade de fazer justiça com as próprias mãos). Mas nós temos de entender que na maioria das vezes, quase sempre, as informações chegam até nós em pedaços, em partes, selecionadas (e, especialmente, quando uma pessoa traz uma informação querendo tirar essa reação de nós, a pessoa vai filtrar um lado e deixar só o outro passar).

Então, a prudência que é ensinada no livro de Provérbios nos diz que não devemos nos precipitar a tirar conclusões. Por exemplo, os veículos de notícias que são enviesados, tendenciosos. É uma época em que as fake news se espalham como fogo em uma floresta. Você não procura as notícias, elas procuram você. Por isso, verifique: o que, realmente aconteceu? Isso é o que estão falando, mas o que não estão falando? E, às vezes, o que não estão falando é tão importante quanto. Assim, vivemos em uma época em que você tem que esperar antes de reagir à informação. Quantas vezes não vimos um caso em que mais informações foram aparecendo e então, agora, compreendemos que a conclusão estava errada? Às vezes, a pessoa que foi vítima disso é excluída socialmente e sofre até perdas irreparáveis em sua vida.

Portanto, cuidado! Não tire conclusões precipitadas. As pessoas gostam de passar as fofocas adiante e elas contam a própria versão, o que lhes favorece. Não pense que tudo aquilo que falaram é, necessariamente, verdade. E, como diz o Texto, pode haver uma explicação muito boa para o que você entendeu de outra forma. A verdadeira justiça não procura ouvir apenas um lado. Assista ao vídeo acima e confira esta mensagem na íntegra.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso