Rede aleluia
Alunos do Projeto Fazenda Nova Canaã prestam provas do ENEM
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 27 de Novembro de 2021 - 00:48


Alunos do Projeto Fazenda Nova Canaã prestam provas do ENEM

O projeto tem priorizado o ensino de qualidade no sertão da Bahia, dando uma oportunidade a crianças e jovens

Alunos do Projeto Fazenda Nova Canaã prestam provas do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que surgiu para avaliar a qualidade do ensino médio no País, desde 2009 se tornou também a principal porta de entrada para o ensino superior. Este ano, a primeira prova foi dia 21 de novembro último e a segunda etapa se dará no dia 28 do mesmo mês. A expectativa é que 4 milhões de estudantes façam as provas em todo o Brasil. São Paulo, Minas Gerais e Bahia são os estados com maior número de inscritos.

No exame, os candidatos respondem a 180 questões de múltipla escolha divididas em quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Além de desenvolverem uma redação obedecendo a uma temática. A complexidade da prova exige uma intensa preparação dos candidatos em todo o País.

A exemplo dos alunos do Projeto Fazenda Nova Canaã, em Irecê, no sertão da Bahia — projeto social mantido pela Universal — que faz a diferença na vida de crianças e jovens e suas famílias. No local, cerca de 600 alunos cursam desde a educação infantil até o ensino médio. Este ano, 25 adolescentes do projeto prestam o ENEM.

Recentemente, durante a programação Inteligência e Fé, o Bispo Renato Cardoso comentou que “o Projeto Nova Canaã tem priorizado o ensino de qualidade no sertão da Bahia, dando uma oportunidade para essas crianças e aos jovens que não a teriam de outra forma”.

Projeto leva educação a crianças e jovens

O Projeto Nova Canaã ao longo de 21 anos vem atendendo crianças, jovens e famílias no sertão nordestino, levando educação, lazer e assistência social. Com a pandemia também vieram novos desafios e, hoje, o ensino acontece de modo híbrido. Sendo uma parcela na modalidade remota. Desse modo, as turmas ainda se encontram uma vez por semana para as aulas presenciais e realizam atividades suplementares ao processo de ensino-aprendizagem.

Em relação ao ENEM, a diretora pedagógica Cássia da Silva Dourado explicou que o projeto, constantemente, dispõe de avaliações e simulados preparatórios. “Estas atividades são voltadas para os alunos do Ensino Médio, sendo as provas multidisciplinares aplicadas a todos desta etapa. Dessa maneira, as provas são realizadas sempre no segundo semestre, visando ampliar o repertório de conhecimentos dos nossos alunos”, disse.

A professora Magali Santana, docente de Língua Portuguesa do Ensino Médio do projeto explicou a didática. “Pode-se destacar alguns pontos que contribuem para a preparação dos nossos alunos como discutir conteúdos pertinentes à prova de acordo com a disciplina, manter um cronograma de estudos, apresentar exemplos de superação, fazer simulados etc”, pontuou.

Incentivo aos alunos

A saber, em 2018, o projeto formou a primeira turma de alunos da Educação Básica. “Sendo assim, levando em consideração até o ano corrente de 2021, temos o levantamento de que 25 alunos ingressaram no Ensino Superior de faculdades e universidades pelo Brasil”, contou a diretora Cássia. Ao que reiterou: “O ENEM é de grande valia para os nossos estudantes, pois pode proporcionar a oportunidade de ingresso no Ensino Superior e, consequentemente, definir o futuro acadêmico e profissional desses alunos”.

É importante ressaltar que desde o 9º Ano do Ensino Fundamental os alunos são incentivados a realizar a prova como treineiros.

A aluna Lara Gomes, da 3ª Série do Ensino Médio, declarou: “Tenho certeza que o aprendizado adquirido será minha base; o projeto tem me auxiliado a dar o melhor de mim e, assim, tenho esperanças de que me sairei bem nas provas”.

Quer saber mais sobre o projeto Fazenda Nova Canaã? Clique aqui. Ademais, você também pode apoiar o projeto através do site sosfamiliasdosertao.org e fazer a sua contribuição.


Alunos do Projeto Fazenda Nova Canaã prestam provas do ENEM
  • Redação / Fotos: Cedidas 

  • Colaborador: 

  • Michele Roza


reportar erro