Adolescente morre atropelado por distração com o celular

Entenda como o caso serve de alerta para o perigo das distrações

Na região Oeste de Belo Horizonte (MG), um adolescente de 16 anos morreu ao ser atropelado por um ônibus, na última sexta-feira (05). O que mais choca, é que testemunhas contaram que a tragédia aconteceu por ele estar distraído, falando ao celular.

Entenda o caso:

O atropelamento aconteceu na Avenida Mário Werneck, no bairro Buritis. E, de acordo com testemunhas, o adolescente não viu o sinal aberto, pois estava distraído, falando ao celular.

Ainda, segundo informações do Corpo de Bombeiros, ele perdeu muito sangue embaixo do veículo. Devido ao sangramento, ele não resistiu e morreu no local.

O que analisar:

Os chamados “acidentes por distração” ocorrem justamente devido ao uso de celular ao atravessar a rua ou ao andar na calçada. De acordo com um estudo realizado em 2020 por cientistas da Universidade de Calgary, no Canadá, esses tipos de acidentes aumentaram 800% apenas nos Estados Unidos.

Esses acidentes podem ser caracterizados por quedas, torções e até atropelamentos, como o que, infelizmente, aconteceu nesse caso. A pesquisa destacou que 45% dos pedestres estão distraídos com o celular ao atravessar a rua. “Quando olhamos para a população americana, cerca de 2 milhões de casos de ferimentos de pedestres estão relacionados ao uso do celular. Isso, sem contar os que não foram reportados”, disse a autora do estudo, Sarah Simmons.

Mesmo não mencionando o Brasil, especificamente, isso é notado como um fenômeno mundial. Em análises em outros oito estudos, ficou constatado que o percentual de indivíduos distraídos ao atravessar a rua pode chegar a até 45%. Observando ainda os adolescentes que estão no Ensino Médio, uma a cada cinco crianças está distraída pelos celulares ao atravessar a rua.

O que você precisa observar:

Hoje em dia, não é difícil perceber pessoas distraídas nas ruas quando estão usando o celular. O que muitas não se dão conta é que toda essa distração pode colocar a própria vida em risco, tanto a terrena quanto a eterna. 

Por isso, fique atento com o que você tem gasto o seu tempo. Use o celular e as redes sociais com moderação e sempre que possível coloque um alerta para limitar o uso exagerado e sem limites.

Veja também:

Por que é mais fácil conferir o celular do que fazer uma oração?

Crianças e celular: especialistas alertam sobre riscos no desenvolvimento

imagem do author
Colaborador

Redação/ Foto: iStock