“Acalmar” filhos com telas os torna mais desequilibrados

Estudo mostra que atitude prejudica desenvolvimento das crianças

Imagem de capa - “Acalmar” filhos com telas os torna mais desequilibrados

Acalmar as crianças com tablets ou smartphones é mais prejudicial do que deixá-las expressar suas emoções e conversar com elas a esse respeito. Estudo da Universidade Brigham Young (EUA) demonstra que as consequências podem ser sentidas até a vida adulta.

O estudo foi focado no comportamento de crianças que têm entre dois e três anos de idade. De acordo com os especialistas, cresce a cada dia o número de pais que distraem os filhos com as mídias eletrônicas a cada vez que as crianças estão descontentes ou expressam emoções que não sabem controlar. Para evitar acessos de raiva ou distraí-los em locais públicos, deixam a criança vidrada nas telas.

“Os pais devem evitar o uso da mídia como forma primária de regular as emoções de seus filhos”, afirma a principal autora do estudo, a psicóloga Sarah M. Coyne.

De acordo com seus estudos, as crianças que recebem telas para controlar as emoções tendem a apresentar comportamento ainda mais irritadiço e descontente. A princípio, para que os pais ofereçam novamente as telas. A longo prazo, porque não aprendem a lidar com o que sentem. Ademais, elas também se descontrolam quando a tela é retirada antes que ela queira.

“Nossas descobertas demonstram uma ligação entre os processos de regulação da emoção e o uso problemático da mídia. Esses resultados devem ser mais estudados e discutidos para melhor ajudar os pais a criarem filhos emocionalmente saudáveis ​​e resilientes, em um mundo que se torna cada vez mais dependente da mídia”, orienta Coyne.

Ensine seus filhos

A solução de Coyne para auxiliar as crianças a lidarem com suas emoções mais extremas é: deixá-las se expressar, tentando acalmá-las com palavras de conforto quando for possível. Quando o equilíbrio ressurgir, conversar com as crianças, nomeando as emoções e ensinando-as a lidar com elas.

Abreviar o desequilíbrio com telas é apenas distraí-las de suas emoções, impossibilitando o aprendizado e o equilíbrio.

Em seu blog, o Bispo Renato Cardoso alerta para o fato de que, “às vezes, acabamos tomando atitude em cima de sentimentos e deixamos de fazer o que é certo. O que, às vezes, vai até doer um pouquinho o nosso coração ou o coração da pessoa, mas é o certo. Esse equilíbrio entre emoção e razão, quando ele não é atingido, deixa a família desequilibrada. Especialmente os filhos”.

De acordo com ele, “a sua responsabilidade como pai ou mãe não é poupar o seu filho de sofrer. A sua responsabilidade é ensinar o seu filho a fazer as melhores escolhas”.

E ensinamento só pode ser transmitido por diálogo e exemplo.

Imagine que uma criança está irritada em um supermercado porque quer um doce. O pai grita com a criança e dá o celular para que ele fique quieto.

Não há qualquer aprendizado nessa prática. O filho parou de sofrer pela ausência do doce, mas não aprendeu a lidar com o que sente para que, no futuro, escolha melhor suas reações.

“Se você for esse tipo de pai [que poupa os filhos do sofrimento e do ensinamento], você está fazendo um grande desfavor a seus filhos. Você vai, para sempre, ser escravo de ter que livrá-lo. Você está treinando o seu filho a depender de você e não ser responsável pela própria vida. Seu filho nunca vai mudar, nunca vai aprender a agir por si mesmo”, conclui o Bispo.

Orientação para o seu relacionamento

Quer saber mais sobre o tema pais e filhos e receber orientação para o seu relacionamento familiar? Aos domingos, às 9h30, no Templo de Salomão, acontece a bênção para os casais e para as famílias.

Durante a fase mais restritiva da quarentena, mesmo não tendo reuniões, os templos da Universal estarão de portas abertas para atendimento individual. Conheça as regras, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images