A regra de ouro para vencer as suas guerras

Imagem de capa - A regra de ouro para vencer as suas guerras

Todo mundo está travando suas guerras pessoais. Todos estão enfrentando lutas e ainda tentando ajudar quem está ao seu lado. Ao mesmo tempo, todos querem ser respeitados pelas outras pessoas e poucos buscam entender o próximo. De forma geral, existe muita falta de compreensão. O ser humano quer ser compreendido, mas é muito rigoroso quando são os outros que pedem empatia. Vivemos em um mundo onde as pessoas vivem se machucando, se atingindo, julgando. Julgam o exterior, sem saber o que se passa no interior e sem lembrar de que o que o outro está passando por dentro reflete no lado de fora.

Se você quer ser uma pessoa melhor, antes de exigir empatia, pratique-a. Entenda que todos têm suas lutas. Consequentemente, não tenha grandes expectativas de que essas pessoas sabem o que você está pensando, sentindo ou enfrentando. Caso contrário, sempre se frustrará.

O Evangelho diz: “trate seu próximo da maneira que gostaria de ser tratado”. Se você gostaria que a pessoa fizesse algo por você, faça por ela. E lembre-se: Jesus disse para dar com a mão direita, sem deixar a esquerda ver, para que esta não pense ser sua vez.

Vivendo assim plantamos compreensão, empatia e amor prático. Isso vai, a seu tempo, voltar para nós. A Palavra de Deus não retrocede. E ela diz “dai, e ser-vos-á dado” (Lucas 6.38). À medida que damos, darão para nós e virá daquela pessoa ou não. Algumas pessoas só querem receber, mas não querem dar. Não despertaram e não sabem que a alegria da vida é dar e não receber.

Talvez a pessoa nem lhe agradeça. Não fique esperando que elas lhe tragam algo de volta. Deus cuida de nós e uma hora chegará em que tudo isso será recompensado. Faça o que é certo, independentemente de o outro estar agindo errado. Assim, você não se frustrará com as pessoas. Você terá paz. Aplique essa regra de ouro em sua vida: se você puder fazer algo para ajudar, faça.

Você certamente colherá os frutos.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: getty images