A quem você tem seguido?

Imagem de capa - A quem você tem seguido?

Hoje, com as redes sociais, nos acostumamos a seguir pessoas.

Acompanhamos suas vidas de tal forma que sentimos como se as conhecêssemos. Sabemos o que gostam, o que não gostam, os eventos de suas vidas e sua visão de mundo. Entendemos tudo sobre elas porque as ouvimos, lemos suas palavras e prestamos atenção a tudo o que dizem. O problema é que, por causa da atenção que dedicamos a elas, suas palavras podem entrar em nós e modificar nossos gostos, interesses e interferir em nossa própria visão de mundo.

Poderíamos usar essa mesma dedicação, esse mesmo modo de buscar as pessoas, para buscar a Deus. Era o que Davi fazia. Nos momentos de maior dificuldade, dormindo no deserto enquanto fugia de Saul, ele acordava de madrugada para buscar a Deus e se alegrava na certeza de que estava sendo cuidado e protegido. Esta certeza só estava dentro dele por causa de sua dedicação em buscar, sacrificando seu descanso. Quanto mais buscava, mais matava a sede da sua alma naquele deserto. Quanto mais buscava, mais sua alma se enchia e se fartava, como em um banquete. Bem ao contrário do que acontece quando tentamos encher nossa alma com as palavras de outras pessoas e com a profusão de conteúdos que este mundo produz. No meio de sua angústia, em uma dessas madrugadas, Davi escreveu: “A minha alma Te segue de perto; a Tua destra me sustenta”(Salmos 63.8).

Infelizmente, a maioria das pessoas não pensa no conteúdo que consome e que alimenta seus pensamentos. Nos enchemos de palavras dos outros todos os dias, o dia inteiro, mas elas não nos sustentam quando precisamos.

Sabemos seguir as pessoas, mas quantos dedicam esse mesmo interesse, tempo e atenção para seguir a Deus, para ler Sua Palavra e meditar no que Ele diz? Quantos se interessam em ler a respeito dEle nos livros da igreja ou em ouvir sobre Ele nas reuniões como se interessam em ler sobre seus influencers preferidos? Quantos querem saber como Ele pensa, quais são Seus interesses, Sua forma de ver o mundo e as pessoas? Quantos têm vontade de copiar Seu jeito, de fazer tudo para agradá-Lo?

A segurança de ser sustentado pela mão direita de Deus é consequência de O colocar nesse lugar de destaque em nossa vida e em nosso dia. Isso não significa que não possamos fazer outras coisas ou nos interessarmos por outras coisas também, mas a prioridade deve ser sempre dEle. O que não pode – porque não faz sentido – é passar o dia dando atenção às palavras de outras pessoas e não dedicar nem os primeiros minutos do seu dia para Deus. Querer buscar um amigo para desabafar sobre um problema, mas não pensar em se trancar no banheiro para desabafar com Deus. Querer ver as atualizações dos seus canais favoritos, mas não se interessar pela Palavra dEle durante o dia.

Se queremos ver Deus em nossa vida neste novo ano, precisamos colocar as coisas dEle – e Ele mesmo – em nosso dia e em nossa rotina de modo intencional. Não esperar ter vontade de fazer isso, mas fazer com o objetivo de agradá-Lo. É impossível fazer isso com sinceridade e não começar a ver a força dEle em nossa vida. Quanto mais buscamos, mais nos fortalecemos espiritualmente, mais nos aproximamos dEle e mais eficiente se torna a nossa fé, porque a dúvida nossa de cada dia é substituída pela convicção de que Ele está conosco (porque estamos com Ele) e de que estamos protegidos por Quem sempre nos ajudará.

Quem for inteligente seguirá esse conselho e fará com que sua alma siga a Deus de perto, começando por dedicar os primeiros minutos de cada dia a Ele. Conversar com Ele, ler a Bíblia e pensar naquilo que leu – e que levará consigo pelo restante do dia. E, se a ideia é segui-Lo de perto, é preciso ajustar sua conduta ao que Ele espera (está tudo explícito em Sua Palavra), para que seja possível andar tão perto dEle. Não importa quanto tempo você tenha de igreja, mantenha-se humilde e reavalie sua vida a cada leitura, a cada oração. Se fizer isto este ano, pode estar certo de que terá tantas respostas e experiências com Deus que, em pouco tempo, estará se perguntando por que não fez isso antes.

imagem do author
Colaborador

Vanessa Lampert / Foto: Getty Images