A cada 25 segundos alguém recebeu ajuda humanitária da Universal em 2021

Programas sociais da Igreja atuam em 116 países

Imagem de capa - A cada 25 segundos alguém recebeu ajuda humanitária da Universal em 2021

Ao longo de 2021, os 17 programas sociais mantidos pela Universal realizaram quase 1,3 milhão de ações, ou seja, a cada 25 segundos, a Universal ofereceu ajuda humanitária em um dos 116 países em que está presente. São ações que socorrem emergencialmente populações fragilizadas. Por exemplo: 639 mil detentos e familiares receberam algum tipo de apoio por meio do trabalho do Universal nos Presídios (UNP). E mais: 268 mil dependentes químicos, 1 milhão de pessoas em situação de rua, 2,6 milhões de jovens, 821 mil idosos, 90 mil menores que cumprem medidas socioeducativas e 1,4 milhão de moradores de comunidades carentes foram auxiliados. No total, foram 9,7 milhões de beneficiados no Brasil e 2,1 milhões no exterior.

Ajuda necessária
Com a pandemia de Covid-19 e a consequente crise econômica que atingiu o mundo todo, a ajuda no combate à fome dos mais necessitados tem mobilizado os voluntários da Universal em vários países. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de um décimo da população global está subalimentada, o que representa 811 milhões de pessoas em todo o planeta. Por isso, as ações sociais são importantes.

A moçambicana Maria Antônio, de 52 anos, foi uma das pessoas que foram socorridas pela Universal. Ela conta que estava sem comida e as doações salvaram a ela e sua família: “consegui garantir minhas refeições por um mês. Sou muito grata por essa ajuda que recebi, pois não tinha esperança de comer outra vez.”

Somente neste ano, os programas sociais da Universal já distribuíram 987 mil cestas básicas e 3,6 milhões de refeições, totalizando 8,8 mil toneladas de alimentos.

“Tem gente que vai para a cama sem ter feito uma refeição no dia, que bebe água com açúcar, come pão com açúcar ou pão velho com açúcar. São milhões de pessoas que passam por essa situação”, relata o Bispo Renato Cardoso, responsável pela Universal no Brasil. “Quando você faz uma doação de alimentos e a Universal se responsabiliza pela distribuição, nós entregamos pessoalmente, porque conhecemos as pessoas. Vamos às casas delas, pois sabemos onde elas moram, quem elas são, porque estamos lá na comunidade junto com elas.”

Além de alimentos, essas iniciativas também doaram, até novembro de 2021, 618 mil livros, 8,2 milhões de informativos, 1,8 milhão de peças de roupas, 757 mil kits de higiene e 42 mil cobertores.

“Aqui no Japão, assim como em todo o mundo, estamos enfrentando dias difíceis, mas conseguimos, por meio de ações solidárias, fazer o bem ao próximo”, relata Ricardo Hashimoto, montador de 39 anos, que é voluntário da Força Jovem Universal (FJU) no Japão.

As iniciativas da Universal contam com o apoio de profissionais que emprestam seu tempo e talento para auxiliar quem mais precisa. Em 2021, foram quase 474 mil voluntários atuando em 116 países. Leia a matéria nas páginas 30-31 e entenda a importância de ser voluntário.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: cedida / Arte: Edi Edson