Rede aleluia
6 anos do Templo de Salomão: o retorno da Arca da Aliança
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 31 de julho de 2020 - 16:28


6 anos do Templo de Salomão: o retorno da Arca da Aliança

O símbolo sagrado retornou à cidade paulista, em 31 julho de 2018, após um ano viajando por todas as 27 capitais brasileiras. Relembre como foi

6 anos do Templo de Salomão: o retorno da Arca da Aliança

Há 6 anos, o Templo de Salomão era oficialmente inaugurado, no bairro do Brás, zonal leste da capital de São Paulo. Milhares de convidados marcaram presença e outras milhões de pessoas acompanharam a cerimônia por transmissão ao vivo pela televisão e internet.

Um grande momento de muito respeito e emoção durante a cerimônia foi a entrada da réplica da Arca da Aliança, representando a Presença de Deus, carregada pelos sacerdotes, por um trecho da avenida Celso Garcia, desde a Universal do Brás até o interior do Templo.

O retorno da Arca ao Templo de Salomão

Exatamente 4 anos depois, no dia 31 de julho de 2018, o símbolo sagrado retornou à cidade paulista. Isso aconteceu depois de um ano viajando por todas as 27 capitais brasileiras e de ser vista por mais de 240 mil pessoas em todo o País.

Vinda de Santa Catarina, estado da região Sul brasileira, a réplica desembarcou no aeroporto de Congonhas, localizado na zona sul da capital. Pela manhã do dia 1º de agosto, a Arca ficou exposta, junto aos Sacerdotes e à equipe do Cerimonial do Templo, na Tenda Congonhas, complexo de eventos anexo ao aeroporto.

Um carro operacional de bombeiros transportou a réplica da Arca da Aliança pelas ruas e avenidas da cidade. E, assim, chamou atenção de todos os transeuntes e motoristas ao longo das avenidas 23 de Maio, Rangel Pestana e Celso Garcia, até chegar ao Templo de Salomão. Na ocasião, então, o cortejo foi transmitido ao vivo.

A entrada da Arca no Tabernáculo

Na chegada da réplica da Arca da Aliança às dependências do Templo de Salomão, o Bispo Renato Cardoso explicou a importância do símbolo sagrado e em seguida realizou uma oração especial em frente ao Tabernáculo.

“Deus proibiu o uso de imagens. Mas, ele sempre fez o uso de objetos e símbolos para remeter às profundas verdades espirituais, símbolos como o próprio Tabernáculo e o Templo. A Arca é o símbolo do compromisso que Deus assumiu, primeiramente com a nação de Israel. Por meio da Sua Palavra no Monte Sinai, nos Seus mandamentos, Ele entrou em aliança, em pacto com as pessoas da nação israelense. Posteriormente, Ele fez uma nova e eterna aliança, desta vez com todos os que creem. E esta aliança não foi feita através de uma arca de ouro ou de madeira. Mas, sim através do sangue do nosso Senhor Jesus, a vida dEle sacrificada na cruz,” disse o Bispo.

O significado da Arca e o Tabernáculo

A Arca representa o próprio Deus, onde o povo de Israel estava (durante os 40 anos de peregrinação no deserto) ela ia à frente. Revestida de ouro, armazenava três itens muito importantes para o povo de Israel: as tábuas dos Dez Mandamentos, a Vara de amendoeira de Arão e o recipiente com um pouco do maná mandado por Deus dos céus para o povo.

6 anos do Templo de Salomão

Ao longo dos 6 anos de existência, o Altíssimo tem sido glorificado por meio desta edificação e cumpri-se o que foi dito: “Agora estarão abertos os Meus olhos e atentos os Meus ouvidos à oração deste lugar.” 2 Crônicas 7:15

Continue acompanhando no site universal.org a série de reportagens preparadas especialmente para os 6 anos do Templo de Salomão. Relembre também, clicando aqui, alguns dos momentos marcantes destes últimos 12 meses.


6 anos do Templo de Salomão: o retorno da Arca da Aliança
  • Michele Roza / Foto: Demetrio Koch 


reportar erro