52 semanas de decisões certas

Bispo Júlio Freitas inicia uma série de 52 vídeos sobre as lições que podemos aprender com Neemias. Confira o primeiro

Imagem de capa - 52 semanas de decisões certas

Lendo a história de Neemias, na Bíblia, podemos detectar algumas qualidades e características de sua personalidade que justificam o motivo pelo qual ele exerceu um papel fundamental na história do povo de Israel.

Embora fosse um simples copeiro do palácio, seu caráter íntegro, leal, generoso e, sobretudo, temente a Deus, despertou a admiração e a confiança do rei.

Uma decisão certa muda tudo

Não por acaso ele foi peça fundamental para a reconstrução da cidade de Jerusalém que estava em ruínas. Foi dele a iniciativa de pedir a permissão do rei e mobilizar o povo para reconstruir a cidade. (Leia Neemias 1 e 2)

Para o Bispo Júlio Freitas não tem como falar de decisões corretas sem associar a pessoa de Neemias, uma vez que as decisões que ele tomou foram responsáveis pelo restabelecimento de uma nação.

Portanto, segundo o Bispo, se as decisões certas de Neemias foram capazes de mudar a história de Israel, se seguirmos o seu exemplo, certamente, mudaremos a nossa história também. Contudo, isso exigirá de nós determinação para obedecer a Palavra de Deus.

Para nos ajudar, o Bispo se propôs a, semanalmente, durante 52 semanas, falar a respeito de algo que Neemias fez e que possibilitou um novo rumo ao povo de Israel.

“Não são poucas as pessoas que estão frustradas na sua fé pelo fato de terem tomado decisões erradas. E decisões erradas trazem resultados errados. Consequentemente, as pessoas ficam frustradas, irritadas, desanimadas, culpam a Deus, culpam a família, culpam a igreja, os governos e perdem oportunidades”, destaca o Bispo.

Vença a acomodação

Embora Neemias vivesse no conforto do palácio e desfrutasse do melhor daquela época, ele não estava acomodado. Ao tomar conhecimento da situação de miséria do seu povo, sua primeira reação foi falar com Deus e pedir a Sua direção.

1ª lição de Neemias

Para o Bispo Júlio essa é a primeira lição que tiramos de Neemias: “Quando a pessoa está bem espiritualmente, quando ela tem comunhão com Deus, um relacionamento íntimo e pessoal com Ele, independentemente do lugar, das pessoas com quem ela convive, das conquistas, dos bens ou da ausência deles, ela não se acomoda, ela não tem medo de sair da zona de conforto

Além disso, ele não foi egoísta, não considerou o seu bem-estar, mas se preocupou com as condições miseráveis que o seu povo estava vivendo. “Ele entendeu que a situação de miséria e desprezo que o povo estava vivendo era reflexo do estado espiritual deles. Ele sabia que o resultado físico é reflexo do resultado espiritual”, destaca o Bispo.

Priorize o seu relacionamento com Deus

Portanto, é preciso entender que decisões erradas só podem gerar derrotas e frustrações. Sendo assim, o Bispo Júlio aconselha:

“Decida não mais continuar acomodado. Priorize a sua vida com Deus, a meditação na Palavra, a oração. Invista no seu relacionamento com Deus e sua vida será reconstruída. Entenda, Deus começará a parte dEle somente quando você terminar a sua.”

Assista abaixo, na íntegra, o vídeo da primeira semana:

 

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Getty Images