52 decisões certas de Neemias – 16ª semana

Qual tem sido a sua declaração: boa ou má?

Imagem de capa - 52 decisões certas de Neemias – 16ª semana

“Então, lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem.”  Neemias 2.18

Para o Bispo Júlio Freitas, uma das coisas que chamam atenção neste versículo é a declaração de Neemias de que a mão do Senhor lhe fora favorável. Ou seja, mesmo diante de tantas coisas desfavoráveis que ele estava presenciando, o foco de Neemias estava naquilo que Deus já havia feito por ele até ali.

“As nossas declarações, as nossas afirmações, revelam muito sobre o nosso íntimo”, destaca o Bispo.

Ele destaca ainda que Deus conhece as nossas dificuldades, os nossos desafios e decepções. Contudo, é de suma importância que nossas declarações sejam de superação e vitória, uma vez que o poder da vida e da morte está nas palavras. Por isso, em vez de declarações de derrota e fracasso, em vez de julgamentos e murmurações devemos ter atitudes como as de Neemias.

Leia também:

15ª semana – 52 decisões certas de Neemias

14ª semana – 52 decisões certas de Neemias

13ª semana – 52 decisões certas de Neemias

Viva a fé inteligente

O Bispo Júlio ensina que, independentemente da situação que estejamos vivenciando, seja qual for a área da vida, não devemos ficar nos lamentando, buscando desculpas ou esperando que alguém faça aquilo que cabe a nós fazermos. Em vez disso, devemos viver a fé inteligente e obedecer a Palavra de Deus, pois quando fazemos isso até os inimigos – que seriam para a nossa destruição – acabam contribuindo para a nossa superação.

“Você tem se esforçado para o bem ou para o mal? Você investe o seu tempo em algo que é mau ou bom? Quando esses homens entenderam a raiz do problema, a razão pela qual estavam envergonhados, eles se levantaram e edificaram. Ou seja, eles agiram. Eles esforçaram as mãos para o bem”, observou o Bispo.

Ele ressalta que, a exemplo de Neemias, devemos nos esforçar para o bem e não para o mal, sermos diligentes e não negligentes. Pois, essa decisão é fundamental para que Deus venha nos honrar e nos fazer prosperar.

“Esforce as suas mãos para o bem. No seu trabalho, dê o melhor de você. Seja honesto, cumpra com a sua palavra.  Esforce suas mãos para o bem. Honre a Deus com suas primícias. Sirva-O com suas ofertas. Não esteja apegado a nada e Deus vai lhe abençoar, vai lhe prosperar. Essa é a promessa d’Ele.”, aconselha.

Acompanhe abaixo o vídeo completo da 16ª semana:

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Getty Images