52 decisões certas de Neemias – 15ª semana

Pare de olhar para as falhas dos outros e olhe para as suas. Entenda melhor no vídeo abaixo

Imagem de capa - 52 decisões certas de Neemias – 15ª semana

“Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio.” Neemias 2.17

Para o Bispo Júlio Freitas, 4 coisas chamam atenção ­­nesse versículo. Confira a seguir:

Primeira – Neemias leva os habitantes de Jerusalém a repararem à própria miséria. Ele pede para que despertem para a situação caótica em que a cidade se encontrava, o que na verdade era um reflexo do estado espiritual deles.

De acordo com o Bispo, a cidade poderia ter sido reconstruída há 100 anos, quando os hebreus voltaram do exílio. Mas, pelo fato de eles ignorarem as orientações Divinas, permaneciam com a vida em ruína.

“Quando a pessoa ignora a necessidade de buscar a Deus, de viver uma fé obediente aos Seus ensinamentos, ela tem todas as outras áreas da sua vida comprometidas. Porque toda reconstrução começa na área espiritual e, enquanto ela não tomar a decisão de reconstruir sua comunhão com Deus, viverá de ruína em ruína”, destaca o Bispo Júlio.

Segunda –  Neemias mandou o povo reagir, não se prostrar por causa da opressão dos inimigos e daquela situação de miséria e caos. Em vez disso, deviam reconhecer os erros que haviam cometido.

Acomodação espiritual

“Essa acomodação espiritual é um sinal visível de que o relacionamento com Deus está sendo interrompido pela acomodação, pelo pecado, por erros cometidos e não confessados”, esclarece o Bispo.

Se você se reconhece nessa condição, “em vez de ficar se condenando, olhando para trás, buscando alguém a quem culpar, perdoe-se, perdoe quem te ofendeu, abandone esse pecado e viva a sua fé de forma inteligente”, orienta.

Terceira: Neemias disse: “vinde”. Ou seja, não se afaste, se aproxime. O problema existe, mas é preciso confrontá-lo e resolvê-lo. São os muros que precisam ser reedificados? Então, mãos à obra!

O Bispo Júlio explica que Jerusalém representa a Igreja do Senhor Jesus e, nos últimos tempos, muitos têm se desistido da fé. Mas, Deus nos convida a reconstruir as muralhas de Jerusalém (da igreja) e fazer uma igreja forte.

Quarta: Neemias não aceitava que Jerusalém fosse um opróbrio (vergonha), pois era a cidade do Altíssimo. Por isso, instigou a fé daquelas pessoas, para que elas se unissem e se consagrassem, a fim de tirar a vergonha de Israel.

“Eu lhe aconselho a parar de olhar para a miséria, os erros, as falhas dos outros e olhar para si, para os seus próprios erros e repará-los, enquanto é tempo”, finalizou o Bispo.

Acompanhe abaixo o vídeo da 15ª semana na íntegra:

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Getty Images