Rede aleluia
18 de março: “Dia Nacional da Imigração Judaica”
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
Baln. CamboriúBlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 16 de Março de 2023 - 16:46


18 de março: “Dia Nacional da Imigração Judaica”

Compreenda a importância dessa data

18 de março: “Dia Nacional da Imigração Judaica”

No dia 18 de março, celebra-se o “Dia Nacional da Imigração Judaica“. A data homenageia os judeus que vieram morar no Brasil.

O quadro geral:

O Brasil começou a receber as famílias em meados do século 16, em Pernambuco. No Nordeste, havia uma ocupação holandesa, que serviu de acolhida para a primeira comunidade judaica oficialmente estabelecida no País. Naquela época, o governo português e a inquisição promoviam uma perseguição aos judeus, forçando muitos a deixarem a Europa. Depois, a partir do século 19, vieram mais famílias para as regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Segundo a Confederação Israelita do Brasil (Conib), o País possui a segunda maior comunidade judaica da América Latina (são cerca de 120 mil pessoas). Assim, os judeus contribuíram para a formação do Brasil. Vale observar também que a data faz referência à primeira sinagoga da América Latina, reinaugurada em 2002 e localizada em Recife, em Pernambuco.

  • É importante observar a consideração que os cristãos possuem pelo povo judeu, pois a Bíblia narra toda a trajetória dos hebreus em sua relação com Deus. A Torá, por exemplo, corresponde ao Pentateuco (os cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio).
  • No dia 4 de junho de 2019, o Jardim Bíblico, localizado na área externa do Templo de Salomão, em parceria com o Consulado Geral de Israel em São Paulo, promoveu a exposição de fotos “Jerusalém – A Cidade da Fé”, com a participação do Bispo Edir Macedo. Na ocasião, foi lido o Salmo 122, que traz uma promessa de bênção para aqueles que oram por Israel.

18 de março: “Dia Nacional da Imigração Judaica”
  • Da Redação / Foto: iStock 


reportar erro