18 de março: “Dia Nacional da Imigração Judaica”

Compreenda a importância dessa data

No dia 18 de março, celebra-se o “Dia Nacional da Imigração Judaica“. A data homenageia os judeus que vieram morar no Brasil.

O quadro geral:

O Brasil começou a receber as famílias em meados do século 16, em Pernambuco. No Nordeste, havia uma ocupação holandesa, que serviu de acolhida para a primeira comunidade judaica oficialmente estabelecida no País. Naquela época, o governo português e a inquisição promoviam uma perseguição aos judeus, forçando muitos a deixarem a Europa. Depois, a partir do século 19, vieram mais famílias para as regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Segundo a Confederação Israelita do Brasil (Conib), o País possui a segunda maior comunidade judaica da América Latina (são cerca de 120 mil pessoas). Assim, os judeus contribuíram para a formação do Brasil. Vale observar também que a data faz referência à primeira sinagoga da América Latina, reinaugurada em 2002 e localizada em Recife, em Pernambuco.

  • É importante observar a consideração que os cristãos possuem pelo povo judeu, pois a Bíblia narra toda a trajetória dos hebreus em sua relação com Deus. A Torá, por exemplo, corresponde ao Pentateuco (os cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio).
  • No dia 4 de junho de 2019, o Jardim Bíblico, localizado na área externa do Templo de Salomão, em parceria com o Consulado Geral de Israel em São Paulo, promoveu a exposição de fotos “Jerusalém – A Cidade da Fé”, com a participação do Bispo Edir Macedo. Na ocasião, foi lido o Salmo 122, que traz uma promessa de bênção para aqueles que oram por Israel.
imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock