13 de novembro: Dia da Gentileza

Veja como ser gentil ajuda a construir relacionamentos mais saudáveis e promissores

Imagem de capa - 13 de novembro: Dia da Gentileza

Celebrado anualmente no dia 13 de novembro, o Dia Mundial da Gentileza foi criado com o objetivo de estimular boas ações e inspirar pessoas ao redor do mundo a praticar a empatia. Oficializado desde o ano 2000, a ideia surgiu em uma conferência em Tóquio, no Japão, realizada por grupos que já incentivavam o conceito.

Atitudes gentis como cumprimentar as pessoas com um sorriso e um bom dia, boa tarde ou boa noite, pedir licença, por favor ou um simples obrigado(a) deveriam ser mais comuns no dia a dia. Porém, nem sempre isso é visto no nosso cotidiano, principalmente dentro dos relacionamentos, seja entre pais e filhos, no ambiente profissional como na relação entre homem e mulher. 

Muitos até acreditam que ser gentil é se passar como “bobo” ou se tornar vulnerável para que as outras pessoas tirem vantagem de você. Porém, apesar das atitudes gentis serem cada vez mais raras na nossa rotina, elas são extremamente valiosas para que as relações sejam cada vez mais saudáveis e promissoras.

Um estudo nos Estados Unidos, inclusive, revelou que pais que incentivam os filhos e são gentis com eles, geram crianças e adolescentes com melhores resultados na escola. Além de alcançarem boas notas nos estudos, eles ainda se sentem mais felizes em todas as áreas da vida. Evitando até o desenvolvimento de doenças como depressão e transtorno de ansiedade. 

Como a gentileza pode ser uma oportunidade

No vida a dois, por exemplo, os efeitos da gentileza também são imprescindíveis. Como explicou os professores Renato e Cristiane Cardoso, durante uma recente edição do programa Escola do Amor. Eles relataram que um simples gesto de pegar água, ou servir o cônjuge, é uma oportunidade de demonstrar afeto e ganhar pontos no relacionamento, oportunidade essa que não se deve jogar fora.

“Quando você é gentil com a outra pessoa você promove gentileza da parte dela também. Mostra que tem consideração com ela, que se importa com ela, que tem carinho…”, ensinou Cristiane.

Sendo assim, além de todas os benefícios que a gentileza pode trazer, é uma chance única mostrar o quanto você aprecia o outro, dando valor aos pequenos momentos, através de gestos cotidianos que, somados, irão construir uma relação saudável e amistosa, em todos os âmbitos da vida.

Veja algumas atitudes que vão lhe ajudar a ser mais gentil: 

– Se coloque no lugar do outro;

– Seja paciente;

– Ajude alguém que precise atravessar a rua, ou ceda lugar na fila do mercado;

– Agradeça ao ser servido por alguém ou receber algum favor;

– Peça licença ao passar na frente de alguém;

– Elogie as pessoas que convivem com você;

– Demonstre interesse quando alguém conversar com você.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock