41 anos da Universal: em apenas um ano muita coisa aconteceu na Força Jovem Universal

Grupo continua se atualizando. Conheça os novos projetos e ações

Imagem de capa - 41 anos da Universal: em apenas um ano muita coisa aconteceu na Força Jovem Universal

A Universal comemorou 41 anos de existência no dia 9 de julho último, mas, em vez de ficar parada ou ultrapassada, os grupos ligados a ela continuam se renovando e trazendo novidades. De um ano para cá a Força Jovem Universal (FJU), por exemplo, implantou o projeto HELP, com o objetivo de auxiliar jovens que enfrentam problemas como depressão, automutilação e o desejo de suicídio.

Ele foi apresentado em janeiro deste ano, durante a vigília “A Origem”, e já se expandiu para todo o Brasil e alguns países como Angola, Portugal, Japão, entre outros. As ações conscientizam sobre os problemas enfrentados pelos jovens, como depressão, solidão, crise existencial, abusos, desejo ou tentativa de suicídio entre outros.

Uma das pessoas ajudadas pelo grupo foi a estudante de enfermagem Ana Cláudia (foto ao lado), de 20 anos. Desde a adolescência, a jovem sofria com complexo de inferioridade que a fazia se isolar. “Em minha mente, não importava o quanto eu me esforçasse nos estudos e em casa, eu nunca seria boa o suficiente para nada! Não conseguia mais me socializar com ninguém, entrava em pânico ao ver muitas pessoas reunidas e me sentia desprezada pelos meus pais”, lembra.

Dessa forma, a automutilação entrou em sua vida como uma válvula de escape, trazendo alívio interior quando sentia a dor em sua carne. “Descontava toda raiva e ódio que sentia de mim e dos outros em meus braços. Mas com a ajuda da FJU eu tive meus dilemas e dúvidas contestados. Pensamentos negativos foram trocados e eu passei a acreditar que nasci para fazer a diferença!”, comemora.

Atualmente, o passado de dor é só uma lembrança distante e ela usa as cicatrizes para mostrar que é possível vencer a automutilação.

Entre em contato

Visitas e palestras em escolas, faculdades, evangelizações criativas, caminhadas contra o suicídio, atendimentos por meio das redes sociais e presenciais na Universal são algumas das atividades realizadas pelo grupo. Caso alguma instituição queira a visita do projeto, basta realizar uma solicitação com o coordenador da FJU mais próxima ou entrar em contato pelas redes sociais e o encaminhamento será feito para o Help de sua cidade.

Acesse as páginas do grupo no Instagram, Facebook e Twitter.

A FJU acredita na educação

Outro forte investimento do grupo foi na parte de educação, oferecendo dezenas de cursos em várias áreas. Em todo o País eles acontecem em mais de 40 localidades e tem para todos os gostos e necessidades: idiomas, redação, pré-vestibular, reforço escolar, palestras e workshops são alguns exemplos.

Para dar conta de tantas aulas, cerca de 280 professores voluntários dão aulas pelo Brasil. “O objetivo é gerar inclusão e oportunidades para pessoas que não têm condição de pagar por um curso desses, para que tenham a chance de evoluir e ajudar a melhorar o país. Sabemos que a Força Jovem não vai mudar a situação do Brasil, mas com certeza cumprirá seu papel com excelência”, acrescenta o Bispo André Souza, responsável pelo grupo de Universitários da FJU em todo o país.

No ano passado, por exemplo, mais de 10 mil pessoas no Brasil participaram de aulas de reforço para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas abrangiam todas as disciplinas presentes no exame e os estudantes também puderam tirar dúvidas e receberam dicas para driblar a tensão antes da prova. Leia mais aqui.

Recentemente, voluntários também começaram a ministrar aulas de Inglês, Japonês e Hebraico na região do Brás, na zona leste de São Paulo. Visite a FJU mais próxima de sua casa para saber os cursos disponíveis.

Mudanças para o crescimento

Já o projeto que antes era conhecido com TF Teen (Turminha da Fé Teen), que fazia parte da Escola Bíblica Infantil (EBI), se tornou o FTU (Força Teen Universal). Ele atende adolescentes com idade entre 11 e 14 anos e está passando por uma reformulação para levar, da melhor forma, a Palavra de Deus e o apoio necessário para essa parcela da população. Em breve trará grandes novidades.

O Bispo
Marcello Brayner também deu um recado para toda FJU em comemoração aos 41 anos
da Universal. Assista no vídeo abaixo:

imagem do author
Colaborador

Por Rafaella Rizzo / Fotos: Reprodução-Cedidas