thumb do blog
thumb do blog

Em combate à violência contra o idoso,  Calebe Universal Amazonas realizará a campanha “Fique Atento aos Sinais”

Membros e voluntários irão levar as pessoas à conscientização sobre a violência contra os idosos

Imagem de capa - Em combate à violência contra o idoso,  Calebe Universal Amazonas realizará a campanha “Fique Atento aos Sinais”

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), dos 210 milhões de brasileiros, 37,7 milhões são pessoas idosas, ou seja, que têm 60 anos ou mais. A proporção de jovens, entre os brasileiros, está em queda na maior parte do território nacional. Os dados do IBGE indicam que os estados das regiões Sul e Sudeste, serão os primeiros a sentir os efeitos do envelhecimento da população.

Apesar dessa faixa etária ser predominante em nosso território, é fato que o preconceito contra o idoso é visto, com frequência, em nossa sociedade. Só para exemplificar, a cada dez minutos, um idoso sofre algum tipo de violência no Brasil. Por dia, 41 idosos morrem vítimas de violência. Em 2016, o Disque 100 recebeu mais de 30 mil denúncias relacionadas a casos de violência contra  idosos. No topo das queixas, estão a negligência (48%), violência psicológica (26%) e violência patrimonial (20,32%).

É Pensando nisso, que o Grupo Calebe Universal realizará em todo o Brasil a Campanha “Fique Atento aos Sinais”,  em alusão ao junho violeta,  que é o mês da  conscientização e combate à violência contra os idosos.

No Amazonas, o grupo Calebe Universal, estará realizando este evento no dia 25/06, na Praça do Relógio, que é um dos pontos turísticos da cidade de Manaus. O evento irá contar com os voluntários do grupo, onde serão distribuídos  panfletos para as pessoas,  alertando sobre os sinais de violência contra  idosos.

O pastor Nonato Galeno, responsável do Grupo Calebe Universal, no estado do Amazonas,  fala um pouco do objetivo desta ação:
“Esta ação tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre  o combate à violência contra os idosos que, em sua grande parte,  sofrem maus tratos,  sejam eles físicos, psicológicos, de patrimônio ou institucional.  Muitos idosos se sentem desamparados ou esquecidos. Por meio dessa campanha damos voz a eles e a oportunidade de saberem que não estão sozinhos, pois temos visto, por parte até mesmo de familiares,  situações que em vez de haver cuidado, respeito e carinho,  tem acontecido ao contrário e por se sentirem pressionados, não conseguem desabafar quando passam por algum tipo de violência”

Não fique Calado!
Denuncie qualquer tipo de violência contra idosos!

Disque 100

#CalebeUniversal