thumb do blog
thumb do blog

Artesanato do Calebe Universal leva arte e alegria para idosos

Idosos da cidade de Além Paraíba-MG tem a criatividade estimulada

Imagem de capa - Artesanato do Calebe Universal leva arte e alegria para idosos

O artesanato traz inúmeros benefícios como: desenvolvimento de habilidades na mente e no corpo, melhora a percepção de detalhes, faz conexão com pessoas por meio da interação social, trabalha o autoconhecimento, previne doenças degenerativas, recuperação da memória e ativa os canais sensoriais.

Na cidade de Além Paraíba, em Minas Gerais, o Calebe Universal tem proporcionado estes momentos às terças-feiras, no horário das 9 da manhã. Ali os idosos têm lições de artesanatos, onde exercitam a criatividade e as habilidades manuais, como acontece com o casal Neuza das Dores Araújo e João Honório de Araújo, de 79 e 76 anos, respectivamente.

Eles são bem espertos e atentos às lições das professoras. Dona Neuza faz questão de afirmar: “Eu gosto tanto do artesanato no Calebe, que nem vejo a hora passar, gosto de ir para aprender muitas coisas e aprendi muito, já fiz muitas coisas bonitas. Não sabia que eu ia saber fazer essas coisas ….”

E quem pensa que o artesanato é somente para mulheres se engana, os homens também participam ativamente das aulas e o artesanato que mais tem atraído o grupo, é a papietagem em garrafas, com efeito de marmorização.

Os mais diversos materiais são utilizados no artesanato como: garrafas de vidro, revista, cola branca, acetona, pincel, pano ou estopa, que aos poucos vão se tornando verdadeiras obras primas nas mãos dos idosos. Após a confecção e a alegria do aprendizado, é possível observar o surgimento de grandes obras feitas a partir de materiais, antes sem valor, que seriam descartados no lixo.

E o benefício se estende também para os voluntários. É o caso das professoras voluntárias, Érika Pereira Santos, 43 anos, e Michele Lopes Ferreira, de 41; ambas estão muito alegres e felizes por fazerem parte do grupo.

Érica está no grupo há quatro anos, formada em curso técnico de Administração e como artesã, ensina técnicas de papietagem. “Pra mim tem sido uma experiência muito boa. Eu tenho ensinado e aprendido. Todas as terças-feiras, a gente tem tido novos aprendizados, tanto das aulas de artesanato, como das lições de vida. As idosas têm experiências de vida e a gente tem uma troca muito boa, de conhecimentos, de vida e de experiências com Deus… O artesanato tem nos unido e motivado uma amizade muito boa e duradoura.”

 

Já Michele, há cinco anos no Calebe, completa: “É muito bom dar aula aqui no Calebe, estou aprendendo muito com elas(senhoras) e elas comigo. Estou muito feliz…eu era muito tímida e fechada, com elas aprendi a me soltar mais…”

Se você deseja fazer parte do Projeto Artes, procure um Calebe Universal e faça parte como membro ou voluntário.

#CalebeUniversal