Como Deus reage a um arrependimento sincero

Entenda como a personagem Joana – que vivenciou momentos de rebeldias, angústia e tristezas - alcançou o perdão do pai  

Imagem de capa - Como Deus reage a um arrependimento sincero

Quem assistiu a macrossérie Jezabel, da Record TV (que termina nesta segunda-feira, 12 de agosto), também acompanhou a trajetória de vida da personagem Joana, interpretada pela atriz Camila Mayrink. Na trama, a jovem é uma das filhas de Obadias, administrador do palácio, homem reto e temente a Deus.

Apesar de ter sido criada com muito amor, zelo e respeito, Joana não se aprofundou no conhecimento do Deus Altíssimo, a exemplo do pai e da irmã, Samira, sempre fiéis ao Senhor. Pelo contrário, em um determinado momento, a jovem se rebelou contra a vida pacata e de serva que levava dentro do palácio.

Logo, se deslumbrou com a vida de luxo que os fenícios e a rainha Jezabel desfrutavam. Colocou os olhos nas coisas terrenas. Por fim, acabou deixando de lado tudo que aprendera com seu pai para fazer suas vontades.

Ainda jovem, se apaixonou por um soldado fenício (Sidônio), que a tirou do palácio e a colocou num quartinho de uma taberna, prometendo casar-se com ela. Joana se entregou a ele, mas logo percebeu que fora enganada. Como já havia saído do palácio, o orgulho falou mais alto e ela não quis retornar.

Para sobreviver, ela acabou se envolvendo na prostituição, deixando toda a família de lado e causando grande vergonha. Sua vida, então, virou um caos. Ao mesmo tempo que ganhava muito dinheiro, Joana carregava dentro de si muita tristeza e dor. E isso era visível todos os dias.

Depois de passar por muita humilhação, abandono e decepções, Joana se cansou dessa vida. No capítulo exibido no dia 6 de agosto último, a jovem pede que seu pai Obadias vá até onde ela mora, lhe pede perdão e decide retornar ao palácio.

Após um sincero arrependimento e pedido de desculpas de Joana, Obadias, a aceitou de volta. O momento foi emocionante.

Confira a cena completa no vídeo abaixo:

Problema atual

A história de vida de Joana é muito mais atual do que pode parecer. Não é difícil encontrar pessoas que, um dia, tiveram a oportunidade de entregar suas vidas a Deus, mas que foram atraídas por outras coisas ao longo da jornada.

Deixam Deus de lado, a fim de levar uma vida completamente diferente da que Ele tem para elas. Sofrem nas drogas, na prostituição, infidelidade e com tantos outros problemas, tudo porque decidiram viver longe do Altíssimo e fazer as suas vontades.

Como Pai, Deus também não Se alegra ao ver Seus filhos se distanciar dEle. Entretanto, o relacionamento entre o Altíssimo e o ser humano é uma via de mão dupla. Ou seja, à medida que a pessoa se aproxima dEle, Ele sente prazer em Se aproximar dela. Mas, Ele respeita o livre-arbítrio que concedeu à humanidade.

No entanto, veja o que as Escrituras Sagradas orientam:

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” 1 João 1:9

Apesar de todos os erros, Deus perdoa àqueles que confessam seus pecados e se arrependem. O mesmo que fez à Joana.

arrependimento“… Ao reconhecer e se arrepender dos seus pecados, culpas e impurezas, o ser humano atrai para si a misericórdia de Deus. Quando se humilha e confessa seus erros diante dEle, com a firme decisão de abandonar definitivamente suas transgressões, recebe o Seu perdão”, comentou o Bispo Edir Macedo, na Bíblia Fiel Comentada, em comemoração aos 40 anos da Universal.

Para o Bispo, não há outra forma de se reaproximar de Deus. “Admitir o erro exige humildade, pois contraria a natureza humana. Aqueles que continuamente vencem a si mesmos recebem a purificação do Sangue do Senhor Jesus”, descreveu.

Para isso, é necessário arrependimento sincero. “Ele, que cumpriu a Obra de redenção fielmente, está pronto para absolver e justificar todos os que se arrependem dos seus pecados e passam a andar na sinceridade”, concluiu o Bispo Macedo.

Reuniões especiais

Se você está enfrentando os mesmos problemas aqui citados, não perca mais tempo: se volte hoje mesmo para Deus. Ele o espera de braços abertos, sem julgamentos ou apontamentos. Participe de uma reunião na Universal. Procure o endereço mais perto de sua casa, clicando aqui. Há reuniões em diversos horários, diariamente.

Caso esteja em São Paulo, vá ao Templo de Salomão, que fica localizado na Avenida Celso Garcia, 605, bairro do Brás, zona leste de São Paulo.

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Fotos: Reprodução Record TV e Getty Images