“Nada a Perder 2 – Não Se Pode Esconder a Verdade” aborda casos marcantes

Nada a Perder 2 estreia dia 15 de agosto, mas os ingressos já estão sendo vendidos

Imagem de capa - “Nada a Perder 2 – Não Se Pode Esconder a Verdade” aborda casos marcantes

O ano era 1995. Madrugada de 12 de outubro. O que era mais um programa “O Despertar da Fé”, da Record TV, virou um gatilho para manchetes negativas nos jornais de todo o país.

Isso aconteceu porque, durante a apresentação do programa, um ex-bispo tentou mostrar aos telespectadores que era falho depositar a fé em ídolos e santos. Para isso ele usou o pé para tocar algumas vezes uma imagem da santa católica Nossa Senhora Aparecida.

Inegavelmente, a repercussão foi muito negativa e recaiu sobre o líder espiritual da instituição, o Bispo Edir Macedo. Assim como o Bispo, toda a Universal e seus membros foram vítimas daquele ato. O erro de uma pessoa pesou sobre muitas outras.

A empresária e membro da Universal Francisca Mendes recorda a reação das pessoas logo após este episódio:

“Eu lembro o quanto a Universal foi perseguida por causa da atitude de uma pessoa. Fomos perseguidos nas ruas por conta disso”.

Logo que tomou conhecimento do fato, o Bispo Edir Macedo foi enfático ao dizer que aquela ação foi um erro, pedindo desculpas a todos. Mesmo assim a perseguição foi incessante.

Em 2015, em entrevista ao jornalista Roberto Cabrini, o Bispo Edir Macedo falou sobre o ocorrido. Ele relatou que o “Caso da Santa”, como ficou conhecido o episódio, foi um “chute no estômago”:

“Foi a pior coisa que aconteceu dentro do trabalho da Universal. Porque não é o nosso estilo agredir religião de ninguém. Se nós exigimos respeito para com a nossa crença, para com a nossa fé, nós temos de ter respeito para com a crença alheia”.

O vídeo editado

Outro momento muito utilizado por odiadores da Universal foi um vídeo em que o Bispo Edir Macedo aparece com outros pastores contando ofertas realizadas durante uma reunião.

A grande mídia utilizou o caso para atacar o Bispo Macedo, sem se preocupar em dizer a verdade. A cabeleireira Clarice de Oliveira Correia relembra as reportagens da época:

“Eu já frequentava a Universal quando esse vídeo ganhou repercussão. Uma mentira! Uma edição maldosa da mídia! Por conta disso sofri perseguições. A imprensa não imagina o que uma fake news pode causar”.

Não se pode esconder a verdade

Ao Brasil Notícias, o diretor do filme “Nada a Perder 2: Não Se Pode Esconder a Verdade” Alexandre Avancini revela que os episódios citados acima estarão no longa-metragem, assim como outros casos marcantes:

“Vamos fazer a reconstituição de vários vídeos que foram apresentados na imprensa. Só que dessa vez mostrando a verdade por trás desses acontecimentos. No filme o Bispo também enfrenta muitas questões em sua vida pessoal, como a perda de sua mãe. A queda da catedral em Osasco, em 1998, também foi um fato que o afetou muito. Ademais, retratamos a ida a Israel e a Soweto, entre outras coisas”.

Avancini afirma que o filme “Nada a Perder 2” vai impactar o público:

“É um filme muito ágil, muito emocionante, muito envolvente. Segue mostrando a luta de Edir para manter a Universal e a luta de seus fiéis, que também sofrem perseguição, preconceitos. Que também são agredidos. Eu fiquei muito feliz com o resultado e acho que público vai se emocionar muito”.

Filme revolucionário

O ator Petrônio Gontijo, que interpreta o Bispo Edir Macedo no longa, conta que aprendeu muito com a experiência.

“Eu tive várias lições. A simplicidade com que ele trata esses assuntos, com que ele trata as pessoas, com que ele trata as suas próprias questões. Isso para mim foi revolucionário. Mudou muita coisa na minha cabeça. Mudou muita coisa no meu modo de agir. Tenho certeza que vai emocionar vocês e que vai fazer todo mundo refletir e pensar também”.

Nada a Perder 2 estreia dia 15 de agosto, mas os ingressos já estão sendo vendidos.

Clique aqui e saiba como adquirir o seu.

 

(*) Com informações de Brasil Notícias

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Imagem: Reprodução