Jovem de 17 anos decide morrer na frente dos pais

Será que, realmente, esta seria a única saída para sanar a dor da alma? Entenda

Imagem de capa - Jovem de 17 anos decide morrer na frente dos pais

A adolescente Noa Pothoven, de 17 anos, morreu no domingo, 2 de junho, em sua casa, em Arnhem (leste da Holanda). Embora fosse jovem, ela era afligida por um transtorno de estresse pós-traumático, anorexia e depressão.

Apesar da solicitação da eutanásia, Noa não morreu pelo suicídio assistido e sim por complicações por ter parado de comer e beber, ela estava em uma cama hospitalar, na sala de sua casa quando faleceu. Nas redes sociais, ela havia anunciado aos seus seguidores que  estava determinada a morrer cercada pelos pais, amigos e entes queridos.

Aos 11 anos, Noa (Foto ao lado) sofreu o primeiro abuso sexual em uma festa escolar. Um ano depois, voltou a acontecer, desta vez em uma festa de adolescentes. Quando completou 14 anos, foi estuprada por dois homens em um beco da sua cidade. Traumatizada, ela tentou o suicídio por várias vezes e chegou a ligar para uma clínica, a fim de solicitar a eutanásia, pois, segundo falava, já não aguentava mais tanto sofrimento.

 

Eutanásia pelo mundo

Desde 2002, a prática da eutanásia (suicídio assistido) foi legalizada na Holanda e é usada em casos de medida extrema, como doenças degenerativas ou por quem esteja em estágio terminal. 

A eutanásia tem sido muito discutida nos mais diferentes países. Nos Estados Unidos, por exemplo, senadores de esquerda acabam de fazer ser aprovada uma lei que autoriza a prática em casos de doença terminal. Foram 19 votos a favor contra 16. A câmara dos deputados, também controlada pela esquerda, aprovou a proposta com 73 votos em 145. 

Agora a governadora Janet Mills decidirá se a lei entra em vigor ou não. Como ela pertence ao Democratas, mesmo partido que venceu as votações na Câmara e no Senado, a lei deve ser aprovada. 

Esse será o sétimo estado americano a regulamentar a eutanásia.  

Pelo mundo, os países que permitem a eutanásia, além da Holanda e parte dos EUA, são: Luxemburgo, Canadá e Colômbia. Na Bélgica, a eutanásia pode ser praticada em pessoas de qualquer idade, mesmo crianças. Na Suíça é permitido o “suicídio assistido”. Ou seja: empresas especializadas podem ajudar o cidadão a se matar fornecendo informações e drogas. Todavia, elas não podem tirar a vida dele. 

Grande parte de quem opta pela eutanásia possui uma doença terminal. Entretanto, há pessoas em outras condições que conseguem autorização para morrer. Recentemente, também na Holanda, um homem chamado Mark, de 41 anos, colocou fim à própria vida por causa do alcoolismo. 

O que a Bíblia diz 

Quando Deus deu os 10 mandamentos para Moisés, entre eles estava: “Não matarás” (Êxodo 20:13). Ou seja, não matarás ao próximo e nem a si mesmo.

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.” 1 Coríntios 3:16,17

Somente Deus é quem deve determinar quando a vida chegará ao fim. Porém, o sofrimento, esse não. Todos receberam autoridade para vencer qualquer tipo de problema. Não depende de Deus colocar um fim neles, mas da fé viva na Palavra de Deus. Veja o que o Senhor Jesus disse:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”  Mateus 11:28-30

Diante dos problemas, o teólogo Valter Curti, tentou o suicídio. Mas, assim como milhões de pessoas pelo mundo afora, que abraçaram a fé no Senhor Jesus, ele encontrou a paz que tanto buscava, e não foi na morte, mas na vida. Saiba mais no vídeo abaixo:

Busque ajuda

Se você também deseja encontrar a razão de viver, participe da Sessão do Descarrego, no Templo de Salomão. Essa reunião acontece às 10h, 12h, 15h e 20h. O Templo de Salomão fica localizado na Avenida Celso Garcia, 605, Brás, em São Paulo. Você também pode visitar a Universal mais próxima de sua casa (consulte o endereço).

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Foto: Getty Images e Reprodução