Como superar as decepções amorosas?

Depois de sofrerem muito no passado, Ana Paula e Carlos encontraram um caminho para vencer as frustrações

Imagem de capa - Como superar as decepções amorosas?

Muitas pessoas acreditam que amar significa aceitar todas as atitudes do parceiro. Ao agirem dessa forma, elas deixam o amor-próprio de lado e se submetem a situações desagradáveis, como as que envolvem traições, por exemplo.

As pessoas são incentivadas a trair por diversos motivos: para obter fama de conquistadoras, por causa de brigas ou do esfriamento da relação, pelo desejo de se aventurar em outros relacionamentos ou por terem se cansado de seus parceiros.

Esse tipo de conduta fez parte do passado da jogadora de vôlei Ana Paula Borgo, de 25 anos, o que a levou a sofrer muito até que encontrasse a felicidade. Durante quatro anos, ela conviveu com as traições de um ex-namorado, mas também o traía.

Ana Paula não entendia, assim como acontece com muitas pessoas, que é preciso dialogar no relacionamento, já que quando não há conversa o problema permanece, e que não podem existir mentiras ou enganos. “Sempre namorei, mas todos meus relacionamentos eram fracassados. Fiquei frustrada e desanimada com a vida amorosa. Eu era exageradamente ciumenta e sempre tinha problemas por conta disso’’, afirma.

Foi depois dessa desilusão que Ana Paula conheceu a Terapia do Amor. Ela conta como chegou às palestras: “terminávamos e voltavámos sempre e tratávamos um ao outro com palavras muito duras. Cheguei com vários problemas, pois fazia pouco tempo que tinha terminado esse relacionamento”, relata.

Depois de participar das palestras, ela conheceu seu marido, Carlos Guedes, de 30 anos. “Aprendi que precisava me curar, perdoar, ter amor-próprio e me tornar a pessoa que eu queria encontrar para que me completasse.’’

Carlos conta que antes de conhecer Ana Paula sofreu muito: “todos os meus relacionamentos foram frustrados e marcados por traições, brigas e desrespeito. Eu não respeitava as mulheres e não queria nem ouvir nem falar em casamento”. Com a frequência às reuniões, a vida dele se transformou. ‘’Aprendi a ser homem de verdade e a respeitar o verdadeiro valor da mulher. Aprendi a cuidar do meu interior, a me amar primeiro e a colocar a vida sentimental na ordem correta.”

Eles se casaram em 5 de maio de 2018 na Universal e estão realizados. Ana Paula diz que é uma pessoa completa: ‘’confio muito no meu marido. Há períodos que viajo por causa dos jogos de vôlei e, apesar disso, temos uma relação saudável. Me considero uma pessoa feliz em todas as áreas, principalmente na amorosa”, diz.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Fotos: Cedidas e Gettyimages