Há diferença entre “alma” e “espírito”?

Cuide do seu relacionamento com Deus, porque essa vida é finita

Imagem de capa - Há diferença entre “alma” e “espírito”?

A união do corpo, com a alma e o espírito forma uma pessoa. É mais fácil compreender o significado do corpo, porque ele é perceptível aos olhos naturais.

Entretanto, muitas pessoas confundem a diferença entre alma e espírito. Esses dois elementos estão diretamente ligados ao nosso relacionamento com Deus.

O espírito se conecta com Deus

Primeiro, é preciso compreender que o Senhor Jesus enviou o Espírito Santo para viver dentro de nós. Por isso, Ele explicou para a mulher samaritana:

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem.” João 4.23

Ou seja, é um relacionamento estabelecido entre o Espírito Santo e o nosso espírito.

Sobre o tema, o Bispo Edir Macedo escreve no livro “Fé racional”: “Deus é Espírito. Se Deus fosse alma, Sua comunicação conosco seria direto com a nossa alma. Se Ele fosse um corpo físico, uma matéria, Sua comunicação conosco estaria sujeita apenas à nossa matéria. Porém, como Ele é Espírito, Sua comunicação está restrita apenas ao campo espiritual. Sua comunicação vem direto do Espírito Santo para o espírito humano.”

Em Eclesiastes, capítulo 12, versículo 7, vemos que o espírito retorna para Deus quando a pessoa morre. É por isso que o Senhor Jesus afirma que o espírito está pronto (Mateus 26.41). Entretanto, a alma é julgada (Mateus 10.28).

A alma irá para o Reino de Deus ou para o inferno

Se Deus conversa conosco por meio do nosso espírito, então qual é a função da alma?

É a alma que sente dor, que se alegra, ou seja, que exprime os sentimentos e desejos da pessoa. E ela é eterna. O corpo material perece com o tempo, mas a alma durará para sempre – no Céu ou no inferno. Por isso, é muito importante que cuidemos dela.

Quando o Senhor Jesus Se sacrificou na cruz, foi para salvar a alma da condenação eterna. Por isso, O chamamos de “Salvador”.

Leia também: Novela Jesus: Adela morre e sua alma é levada pelo anjo Gabriel

Em suas anotações bíblicas, o Bispo Macedo acrescenta: “A conquista de todos os bens, o poder, as riquezas, os prazeres e as glórias deste mundo não compensam a perda da Salvação. As pessoas sonham em possuir bens, como se fosse uma garantia ou uma segurança para o futuro. Porém, quando a morte chega, não há dinheiro algum que possa fazê-la recuar. O pior não é a morte em si, mas o fato de a alma não estar salva. Tudo vai passar e ninguém vai levar nada desta vida. Por isso, quem usa a inteligência investe na Salvação da sua alma.”

Portanto, Jesus Cristo é o Único que pode nos fazer limpos, concedendo-nos a oportunidade de viver para sempre com Ele.

Busque a sua Salvação

Se você sente um vazio profundo, uma dor interior ou até depressão. Saiba que é uma dor na sua alma.

Participe ainda hoje de um encontro no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima de sua casa e se apresente para Deus. Você não precisa usar palavras bonitas para falar com Ele. Basta que seja com sinceridade.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: iStock