56% dos divórcios acontecem por problemas financeiros

A falta de planejamento financeiro e de diálogo quanto aos gastos é o principal problema dos casais


Por Ana Carolina Cury / Fotos: Fotolia e Arquivo Pessoal

Você sabe que a infidelidade financeira está entre os principais motivos que levam ao divórcio? Uma pesquisa com 3 mil pessoas feita no Reino Unido pela Serasa Experian revelou que 56% dos divórcios são causados por problemas financeiros.

Para os especialistas, a falta de diálogo quanto aos gastos atrapalha cada dia mais os relacionamentos. “É um grande motivo de brigas e separações. E muitas vezes, quando o casal vai conversar, a situação já está muito difícil”, comenta Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

Descuido com as finanças
Foi exatamente o que aconteceu com os professores e empresários Hellen Claudia Donato, de 36 anos, e seu esposo, Paulo Cezar Rosa, de 55 anos (foto s esq.), que se casaram em 2009. Eles optaram por não ter conta conjunta, mas, com a independência financeira, também surgiu o descuido com as questões econômicas, o que gerou muitos conflitos. “Não conversávamos sobre os gastos e, além disso, cada um pagava uma conta. Muitas eram pagas em duplicidade. Nossa vida ficou bagunçada nesse sentido”, conta Hellen.

Por causa dessa desorganização, Paulo lembra que eles tiveram que entrar na Justiça. “Lembro que deixamos um IPTU sem pagar e, depois de três anos, recebemos uma cobrança porque o não pagamento implicava em perda de desconto no valor da anuidade porque nosso terreno tem uma área de preservação ambiental. Isso exigiu que entrássemos com um processo para solicitar reconsideração dos valores.”

Os desentendimentos se tornaram constantes e fizeram com que eles buscassem ajuda na Terapia do Amor. “O papel do divórcio já estava pronto para assinarmos, mas, quando a Hellen me convidou para ir à palestra, aceitei. Aos poucos, aprendemos a importância de termos um orçamento familiar e conversarmos a respeito das finanças”, diz Paulo Cezar.

Hoje, eles elaboram um planejamento mensal e conversam antes de efetuar qualquer compra. “Aprendi que no casamento temos que compreender que é necessário sacrifício, pois nos tornamos um. Conversamos sobre nossos gastos e organizamos os pagamentos. Essa atitude refletiu positivamente na reconstrução do nosso casamento”, conclui Hellen.

Lápis, papel e calculadora na mão
As brigas relacionadas ao dinheiro podem ter muitas causas: dívidas, excesso de gastos, falta de dinheiro ou omissão. Por isso, o apresentador e palestrante Renato Cardoso orienta que é essencial que o casal crie um orçamento familiar. “Além de ajudar a controlar o seu histórico de despesas, esse plano vai auxiliar você a analisar como usa o seu dinheiro e a identificar áreas com despesa excessiva e nas quais é possível poupar.”

Cardoso recomenda que o casal sente com lápis e papel na mão, calculadora, extratos bancários e reúna toda informação relativa ao orçamento familiar (receitas e despesas). “Os dados devem ser atualizados pelo menos uma vez por mês, de preferência perto do final do mês, com o objetivo de avaliar gastos e ganhos e identificar o que é preciso melhorar no próximo mês.”

A prática do diálogo também é essencial para construir a confiança em relação à vida financeira.

Todas as quintas-feiras, em todo o País. Saiba mais em terapiadoamor.tv. Terapia do Amor, ajudando milhares de pessoas a realizar o sonho de se casar.

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

56% dos divórcios acontecem por problemas financeiros

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games