Organização de Saúde alerta sobre pandemia de saúde mental

A Opas afirmou sobre a existência dessa pandemia assolando o continente americano

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) declarou, no início deste mês, que existe uma pandemia de saúde mental acontecendo no continente americano. Isso em decorrência do aumento do número de casos de depressão e ansiedade devido à Covid-19.

Quadro geral:

Diante da situação assustadora, a Opas pediu reforço dos sistemas de atenção.

“Enquanto estamos atravessando uma pandemia que continua afetando nossa região, com casos de doenças e mortes, assistimos a uma pandemia simultânea de saúde mental que foi abertamente reconhecida na região”, afirmou Carissa Etienne, diretora da Opas.

Além disso, foi  lançada uma comissão de alto nível sobre esse tema,  para tratar da situação. Por fim, a diretora reconheceu a necessidade de abordar e construir melhores sistemas de saúde que lidem com esses distúrbios.

O que analisar:

Esta é mais uma prova da realidade de uma nova pandemia, que por vezes não pode ser tangível, tendo em vista que se alastra no interior e na mente das pessoas.

Muitos podem estar sofrendo e acometidos de alguma doença mental, mas não querem reconhecer ou pedir ajuda. 

Por isso, a necessidade de falar sobre o assunto e oferecer auxílio de todas as formas possíveis e cabíveis.

O que fazer:

Se você percebe que tem tido sintomas de ansiedade, além de procurar ajuda médica, participe das reuniões que acontecem na Universal, pois a depressão, ansiedade e outros problemas que são, aparentemente, incuráveis, têm origem espiritual.

Participe no Templo de Salomão, na Avenida Celso Garcia, 605, Brás, Zona Leste da capital paulista, às 7h, 10h, 12h, 15h e 20h. Ou em uma  Universal mais perto de você.

Veja também:

Pandemia de ansiosos

Ansiedade: o transtorno que afeta a mente, o corpo e a vida

Como lidar com a ansiedade?

imagem do author
Colaborador

Isabel Tavares / Foto: iStock