Quando o servo se torna rei
Constantemente vemos nos noticiários os estragos feitos por terremotos em várias partes do mundo. As imagens são impressionantes: pessoas desesperadas, desequilibrando de um lado para outro, tentando se segurar em algo sem conseguirem se firmar. Muitas acabam sendo atingidas pelas construções que desabam por causa dos tremores. Crateras e fendas se abrem na terra. Prejuízos gigantescos e vidas perdidas de forma repentina e inesperada. Você já tentou imaginar qual é a sensação de sentir o chão tremendo sob os seus pés? Essa é uma situação desesperadora na qual ninguém deseja estar.
Mas, infelizmente, muitos que estão na Obra de Deus têm provocado um terremoto devastador em suas vidas. A Bíblia afirma que, quando o servo se torna rei, a terra estremece Provérbios 30.21-22. O chão é abalado, de maneira que não se consegue mais ficar em pé. Um verdadeiro terremoto acontece sob os pés dos servos que passam a ser senhores de si mesmos. E tudo o que construíram durante os anos de serviço rui em um piscar de olhos.
Isso acontece porque o que nos sustenta no Reino e na Obra de Deus é o fato de termos, realmente, Jesus como nosso Senhor. O senhorio dEle é responsável pela nossa estabilidade e equilíbrio. Então, quando alguém deixa a condição de servo e se coloca em lugar de senhor, este não pode mais ser sustentado por Deus, tampouco pode sustentar a si mesmo por muito tempo. Aí começam os tremores: orgulho, pecado, autossuficiência, mágoa, relaxamento, cobiça, malícia… Todos eles causam grandes estragos. E quem conseguirá permanecer de pé com eles?
É por essa razão que muitos alegam abandonar a Obra por coisas tão pequenas. Muitas vezes por uma palavra mal colocada, uma ordem mais severa, uma repreensão que não agradou, um conselho contrário ao seu querer ou uma injustiça são suficientes para que esses caiam. Mas, na verdade, caem não por causa dessas coisas, mas porque um terremoto já estava acontecendo debaixo dos seus pés, e suas estruturas já haviam sido abaladas. Passaram de servos para senhores, deixaram de servir porque quiseram ser servidos. E, como não foram e nem poderiam ser, abandonaram o que Deus lhes confiou, como se estivessem prestando um favor ao Altíssimo.
Os servos de Deus se mantêm de pé, mas os senhores de si mesmos são tragados pela terra onde pisam. Fomos chamados para servir, não para sermos servidos. Todos aqueles que carregam essa segunda intenção dentro de si perderam a visão do que é a Obra, e não permanecerão nela nem no Reino de Deus – porque quem reina em suas vidas são eles mesmos, e não mais o Senhor Jesus.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo