thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

TESTE: COMO SABER SE VOCÊ É UMA PESSOA DIFÍCIL

Se não te convidam mais para os eventos sociais, se você está sempre excluído das rodas de amigos ou não está tendo tantas amizades nos últimos tempos, vale a pena fazer este teste e descobrir se você é uma pessoa difícil ou não

Quando alguém só pensa em si mesmo, se torna injusto, egoísta, insuportável. E pensar em si mesmo é muito mais comum do que parece, por causa de uma realidade que não podemos fugir: só habitamos o nosso corpo. Só conseguimos sentir a nossa pele, ver com os nossos olhos. Eu posso imaginar o que o outro sente, mas não dá para saber com precisão.

É muito mais fácil conseguirmos nos amar do que ao próximo. É por isso que o Senhor nos ensinou a fazer pelo próximo o que gostaríamos que fizessem por nós.

No livro de Jó, havia uma situação em que ele e os amigos dele conversavam. Veja: “Então aqueles três homens cessaram de responder a Jó; porque era justo aos seus próprios olhos. E acendeu-se a ira de Eliú, filho de Baraquel, o buzita, da família de Rão; contra Jó se acendeu a sua ira, porque se justificava a si mesmo, mais do que a Deus” (Jó 32:1-2).

Quer dizer, uma pessoa se achando mais justa do que Deus. Quantas pessoas dizem: “Onde o Senhor estava, quando eu pedi e o Senhor não me atendeu?” As pessoas levam Deus para o tribunal e se acham mais justas do que Ele.

Aí, você entende o motivo de tudo aquilo de ruim ter acontecido com Jó. Dentro dele havia um certo orgulho por ser “certinho”. Ele era como aquela pessoa que se achava sempre correta. Isso é muito comum de acontecer.

É preciso entender que ser assim lhe torna uma pessoa egoísta, injusta e insuportável. As pessoas vão se afastar de você. Você não será mais convidada para as festas. Jó se achava tão justo que ele acabava sendo injusto (e com Deus).

Pessoas assim acham que é tudo do jeito e no momento que elas querem. E qual é o antídoto para isso? Você tem que pedir humildade para Deus e praticá-la.

A palavra “humildade” tem origem no “húmus”, que é uma terra fértil feita, basicamente, de restos de animais e plantas. Ou seja, significa “resto, pó, o que sobrou”. É ter a consciência de que nós somos pó. Quando morrermos, nos tornaremos húmus, voltaremos para a terra. É ter os pés no chão, com humildade. “O mundo não é só sobre mim. Eu não sou o rei em que todos devem me servir, inclusive Deus. O máximo que eu posso esperar é fazer a vida dos demais que estão ao meu redor se tornar mais fácil com a minha convivência”.

Se a sua existência for justa de verdade, ela vai fazer os outros terem uma vida mais fácil.

Pense a respeito e confira a mensagem na íntegra no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso