thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

TENTE UM POUCO MENOS

Quando você era criança já ouviu seus pais dizerem que você precisava estudar, se formar, ter dinheiro, viajar, etc. Isso cria no ser humano o cuidado desenfreado com as coisas dessa vida. Mas experimente fazer isso um pouco menos e perceba os resultados impressionantes

Frequentemente, nós somos apresentados a uma notícia de uma morte inesperada e até, de certa forma, desnecessária (alguém que morreu por acidente, morreu no auge da vida, cometeu suicídio). Nós vamos falar sobre isso, mas eu gostaria de falar sobre uma questão na “Parábola do Semeador”.

O Senhor Jesus contou essa história para ilustrar o que acontece com a Palavra dEle neste mundo. E eu vou focar na terceira semente, que é aquela que caiu entre os espinhos. Quando ela estava em desenvolvimento, os espinhos a sufocaram e ela não vingou. E o Senhor Jesus explicou o que significava essa semente: “E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera” (Mateus 13:22).

Então, a Palavra de Deus vem para todos. E uma parcela dessas pessoas a recebe no coração e se simpatizam com a Bíblia. Porém, tudo o que diz respeito à sobrevivência desta vida é um cuidado deste mundo. Ou seja, você tem que trabalhar. E, na busca pelo trabalho, o pai e a mãe diz para a criança que ela tem que estudar. Porque a criança tem que estar preparada para ganhar dinheiro, ter conforto, uma vida melhor. Não estou dizendo que está errado, mas estou dizendo como que “os cuidados da vida” podem prejudicar a pessoa.

Aí vêm os relacionamentos. A pessoa, quando está apaixonada, parece que a vida dela para. Ela só enxerga a outra pessoa. Tem, também, o cuidado com a família. Aí, vem o feriado prolongado. “Eu ouvi dizer que esse lugar está entre os top 10 do Brasil. Vamos para lá”. Todos os cuidados dessa vida vão enchendo a agenda da pessoa.

Mas não acaba por aí. Tem as redes sociais. Tem que tirar foto da comida, da cama, do cachorrinho, do carro, de tudo. Tem que buscar os likes, os comentários. Tudo isso são os “cuidados deste mundo”.

Então vem a pergunta: “por que a Palavra de Deus não entra na minha vida? Eu vou à igreja, eu ouço as mensagens, eu gosto, mas, depois que passa, eu não vejo fruto disso na minha vida”. É porque os “espinhos” estão sufocando a Palavra. Você não tem tempo para pensar na Palavra. E vem a sedução das riquezas. Todo mundo é programado para “as coisas desejáveis”. Tem o comercial na televisão e você pensa: “eu queria a vida dessa pessoa”. Aí, você vai na loja e compra o produto do comercial (se endividando no cartão de crédito). É uma engrenagem em que tudo a seduz para que ela tenha algo que vai satisfazer o coração dela. E o que acontece com a Palavra de Deus? Ela é sufocada, não dá fruto.

O que nós vamos fazer? Não vamos deixar de viver neste mundo. Temos que trabalhar e fazer as coisas. Mas, com menos preocupação, ansiedade, inveja, comparações, importância no que não é tão importante assim.

Se você diz que a Palavra de Deus é mais importante, então, viva como tal, pratique isso. Coloque-a no topo das suas prioridades. Comece o dia com a leitura da Bíblia. Coloque a Palavra de Deus acima das más notícias. Vá à Casa de Deus. Pare de dar desculpas, pois, se você não acordar, poderá ser tarde demais.

Medite sobre este assunto e assista ao vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso