thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

QUEM É VOCÊ QUANDO SEUS PLANOS DÃO ERRADO? (E a Lição do Chimpanzé)

Deus nos deu uma habilidade única de vencer os problemas, a ansiedade e superar tudo na vida. E você tem usado esse poder?

Quem é você quando os seus planos não dão certo? Qual é a sua reação quando aquilo que você esperava, planejava, não aconteceu? Pense sobre isso.

Na década de 1930, um casal teve a brilhante ideia de fazer um experimento. Eles queriam provar que se eles criassem um chimpanzé com a filha de 10 meses de idade, com o mesmo tratamento, o chimpanzé iria se habituar com os costumes humanos e até falar algumas palavras. Essa foi a tese. Então, eles fizeram isso e registraram. Na conclusão do experimento, 8 meses depois, eles desistiram. O plano era continuar até os 5 anos de idade. Ao contrário do que eles esperavam, em vez do chimpanzé adquirir hábitos humanos, foi a criança que o imitou. E isso mostra o quanto o ser humano é mais adaptável do que os animais.

Ora, não era preciso esse experimento para entender que o ser humano tem uma capacidade muito maior de adaptação do que os demais animais. Porque o cérebro humano, a capacidade humana, no geral, faz o ser humano estar à frente dos animais. Essa capacidade de se adaptar faz falta para muitas pessoas quando os planos dão errado. Em vez delas se adaptarem à nova realidade, elas ficam tristes, deprimidas, ansiosas, revoltadas.

Nós não somos chimpanzés, somos seres humanos. Temos a capacidade de fazer do limão uma limonada. Porém, você precisa usar essa inteligência. Não adianta ficar ansioso. Você tem que lançar a ansiedade sobre o Pai, que cuida de você (Mateus 6:25-34). Foi como Salomão disse, que a pessoa faz planos, mas a confirmação vem dos lábios do Senhor (Provérbios 16:1). Hoje em dia, há tantas ferramentas para se planejar (calendário, agendas, grupos de trabalhos em aplicativos), mas Deus ri dos planos do ser humano. Quantas vezes você fez planos e o desenrolar das coisas se mostraram cada vez mais distantes?

Qual é a nossa realidade hoje? Eu queria o A, mas veio o Z, o que eu posso fazer com o Z? O ser humano se adapta, aprende. O ser humano consegue viver no Polo Norte, no Deserto do Saara, na Floresta Amazônica. Então, desperte para esta inteligência. Vamos em frente, porque somos seres inteligentes. Medite sobre este assunto assistindo ao vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso