thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Desafio IntelliMen #39

Imagem de capa - Desafio IntelliMen #39

Homens. Inteligentes.
© 2013

 

Desafio #39

Fazer depois de uma semana de ter iniciado o Desafio #38 (que continuará até completar 21 dias).
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Desafio: Planejar o seu dia na noite anterior.
Explicação: Este é um pequeno truque dos homens de sucesso: eles começam suas manhãs cheios de energia e firmeza de propósito. Sabem o que têm de fazer e fazem. O fim do dia é de satisfação porque fizeram todas as coisas importantes que tinham de fazer naquele dia. Uma das ferramentas usadas para isso é uma simples lista de afazeres que preparam na noite anterior. Porque querem começar a manhã com força e propósito, eles planejam antes de dormir o que vão fazer no dia seguinte.
Não é preciso mais que alguns minutos para fazer isso. Todos nós, intuitivamente, sabemos o que temos de fazer nas próximas horas e dias. O problema é que quando não escrevemos isso, a tendência é que as interrupções e distrações vão roubando nosso tempo e quando percebemos, o dia já se foi e não fizemos o que tínhamos de fazer. Por isso a necessidade da lista.
Seu desafio esta semana será tirar uns cinco minutos no final da noite, antes de dormir, para escrever uma lista rápida das coisas principais que você tem de fazer no dia seguinte. Você pode usar o velho lápis e papel, seu smartphone ou tablet, ou mandar um e-mail para si mesmo — o que funcionar melhor para você. Ao fazer a lista, pergunte-se: “O que eu absolutamente não posso deixar de fazer amanhã?”
Esta pergunta é importante porque você não quer fazer uma lista de desejos e sim uma lista do que você realmente irá fazer. Você pode até ter uma lista separada das coisas que precisa fazer quando tiver tempo, não importa o dia. Mas esta lista que estamos falando tem que ser a lista do que você realmente fará no dia seguinte. Por isso, você provavelmente não terá mais de cinco a sete itens na lista, dependendo do seu dia.
Tenha a lista com você durante o dia para olhá-la e ir marcando o que já foi feito. Use essa lista como seu foco. Todas as vezes que surgir a vontade de fazer coisas que desperdiçam o seu tempo, você dá uma olhada na lista novamente. Isso lhe trará de volta ao que é importante.
Por mais simples que essa disciplina possa parecer, ela funciona poderosamente. Cumpra isso à risca por sete dias esta semana. Você verá que é um hábito que vale a pena manter mesmo depois deste desafio.
Caderno de Notas: Use o caderno para escrever suas conclusões sobre quão diferentes (ou não) foram os dias em que você fez e seguiu essa lista. Anote as lições aprendidas.
Parceiro Oficial: Qual o meio escolhido por seu parceiro para fazer a lista? O que funciona para ele? Quais as dificuldades que tiveram para escrever e seguir a lista? Conversem sobre isso.
Prazo: Este desafio pode ser iniciado imediatamente e concluído antes do Desafio #40 que será lançado daqui a uma semana.
Postar: Depois — e somente depois — de você ter concluído este desafio, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:
Desafio IntelliMen #39 concluído: Fiz a lista da noite anterior. Minha conclusão foi que… (acrescente sua experiência)
Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)
 
Checklist de verificação
Fiz minha lista todas as noites
Segui a lista durante o dia
☐  Anotei no meu Caderno de Notas
Eu e meu Parceiro conversamos sobre este desafio
Postei meus comentários no Facebook/Twitter
 
Frases:
Na preparação para a batalha eu sempre concluí que planos são inúteis, mas o planejamento é indispensável. — Dwight D. Eisenhower, 34º presidente americano