thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

QUANDO SOMOS TRATADOS COMO NADA (Olha o que Deus diz para você!)

Saiba o que Deus tem para lhe dizer

Quando somos tratados como nada é fácil pensarmos e agirmos como se fôssemos nada também. Veja o que o próprio Deus fala: “Desperta, desperta, veste-te da tua fortaleza, ó Sião; veste-te das tuas roupas formosas, ó Jerusalém, cidade santa, porque nunca mais entrará em ti nem incircunciso nem imundo” (Isaías 52:1).

Aqui, entendemos que o povo estava dormente (como costuma acontecer com a pessoa que está sofrendo há muito tempo, ela se torna anestesiada, se acostuma com o problema). O povo também estava fraco e vestido como indigente. Sabe quando a pessoa está depressiva e não quer fazer a higiene? Assim estava o povo. Deus também estava falando dos povos estrangeiros que tinham pisado sobre eles (como costuma acontecer, nos dias atuais, em que pessoas nos maltratam ou se aproveitam de nós).

Ele continua (olhe que Palavra bonita): “Sacode-te do pó, levanta-te, e assenta-te, ó Jerusalém: solta-te das cadeias de teu pescoço, ó cativa filha de Sião” (Isaías 52:2). Ou seja, o povo estava como prisioneiro, aquela pessoa lançada na poeira. E Deus chama o povo para sair daquela situação. É para eles arrancarem as correntes dos seus braços, pescoços e pés. Em outras palavras, Deus diz que vai tomar o povo para a devida posição.

A pessoa que se sente assim pensa que não é capaz. Ela não consegue limpar a casa, por uma roupa limpa ou fazer a higiene pessoal. Talvez, você tenha se apresentado como uma pessoa que não tem valor. Mas não é que você não o tenha. É porque você foi tratado assim por tanto tempo que você assumiu esse papel. Isso se manifesta na nossa postura, no semblante caído, as costas se curvam, você já acorda cansado, sem disposição, por causa desse pensamento: eu sou nada, eu não mereço. Você começa a manifestar isso nas palavras negativas (“eu não consigo” ou “não adianta tentar”). Você fica pedindo perdão por falar com as pessoas. Você se desculpa por abrir a boca: “Fulano, desculpa incomodar”. Preste atenção: sabe a razão por você pedir desculpa? É porque você está carregado de culpa, desse sentimento que você não vale nada, de que você é um estorvo na vida das pessoas. Você não tenta nada mais ousado ou desafiador, porque você pensa que vai fracassar.

O que Deus disse para o povo? Mandou ele despertar. Então, desperte! Sacuda o pó do seu corpo! Vista as suas melhores roupas! Cuide de você! Levante a cabeça! Coloque força na sua voz! Porque você não é um nada. Você pode ter sido tratado como um nada, mas Deus trata você como a coisa mais preciosa deste mundo! Ele comprou você com a vida do próprio Filho dEle, o Senhor Jesus. Mande para longe este falso pensamento de que você não tem valor. Confira a mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso