POR QUE VOCÊ QUER MUDAR, MAS NÃO CONSEGUE
É necessário que você compreenda algo importante
No episódio do dia 1º de novembro, da série “Reis”, houve um momento muito interessante da personagem Zeruia, que sofreu um abuso na infância e, na vida adulta, ela se entregou para vários homens (como consequência desse passado). Porém, a personagem vem tentando mudar. Ela já é adulta e mãe.
Na cena, ela disse: “Às vezes, eu sinto que a velha Zeruia quer voltar”. E é exatamente assim que muitos que tentam mudar com a força do braço, com a força de vontade apenas, se sentem. Eu me lembro que eu passei por isso na minha fase de conversão, quando eu ouvi a Palavra de Deus e ela me convencia do meu pecado, do meu jeito errado de viver, eu decidia para mim mesmo: “Eu vou mudar. Eu não vou mais ser assim”. Isso durava dois ou três dias. E logo eu me via voltar para a prática das obras antigas, me sentindo péssimo, porque eu não conseguia mudar, chegando até a pedir a Deus que tirasse de mim aquela vontade de pecar. Só que Deus não tira a vontade de pecar. O que Ele nós dá é o domínio próprio (o poder de dominarmos a nossa vontade).
Então, a mudança interior só é capaz de acontecer quando a pessoa permite que Deus entre em seu interior e transforme a sua vida. Isso é uma obra chamada “regeneração”, uma “renovação do Espírito Santo”: “Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo” (Tito 3:3-5).
É isso o que tem de acontecer com você que está entre a sua velha e a sua nova criatura. Você que tenta ser uma pessoa diferente e se vê, de tempos em tempos, fazendo o que você sempre fez. Por exemplo: “Eu vou perdoar essa pessoa”. E, daqui a pouco, você se pega falando mal dessa pessoa de novo, desejando o mal para ela. E você percebe que, na verdade, não a perdoou. O que você está tentando fazer é uma mudança com a força do seu braço, com as obras da sua carne.
O que você precisa fazer? Você precisa entender que somente Deus pode transformar o interior de uma pessoa. “Então, por que Ele não me muda?” É porque não depende dEle. Depende de você entregar esta velha pessoa que você tem sido e falar: “Meu Deus, eu não quero mais nada com esta pessoa. Eu quero morrer para esta velha criatura e quero me entregar totalmente a Ti de forma que o Senhor venha guiar a minha vida a partir de agora. Eu quero viver para obedecer a Tua voz, seguir os Teus conselhos, fazer a Tua vontade (e não a minha)”. Você aceita isso? Então, tome esta decisão já e entregue para Ele toda a sua vida. Assista ao vídeo acima e confira esta mensagem na íntegra.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo