thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

POR QUE O SER HUMANO É O ÚNICO SER QUE FALA?

As palavras conseguem transformar uma vida para o bem ou para o mal, cabe a você decidir o que ouve e o que fala. Use esse poder a seu favor!

O ser humano é o único ser que fala. Ele se comunica com palavras. Nenhum outro ser (animal, vegetal ou o que quer que seja) se comunica com palavras. Além dos humanos, apenas Deus usa as palavras. Aliás, esta é uma das principais características que nos ligam a Deus. Este é um sinal claro de que viemos dEle. Deus é a própria palavra. O diabo também fala, mas somente porque ele trouxe do Céu esse poder. A origem da palavra é o próprio Deus. E isso tem implicações grandes para a sua vida.

Vamos lembrar de um antigo ditado: “em terra de cego, quem tem um olho é rei”. Ou seja, quando ninguém tem uma coisa, quem tem pelo menos uma vai reinar sobre os demais. E se a gente mudasse o ditado para: “em terra de mudos, quem fala é rei”? Nós temos um poder que nenhum outro ser tem. Logo, nós entendemos que nós podemos dominar, por causa desse poder, todo o resto da criação. Aliás, foi isso o que Deus determinou no início. Ele colocou o homem com domínio sobre toda a Terra. Mas as pessoas não pensam sobre isso e não compreendem a grandeza desse poder. Elas o usam para o mal ou não o usam para o bem como deveriam.

A Palavra de Deus diz assim: “O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias”. (Provérbios 21:23). Esta Palavra nos revela que muitas das nossas angústias vêm do que falamos e do que escolhemos ouvir (porque outros falam e plantam em nós as suas “sementes”). Há pessoas, por exemplo, que têm o hábito de reclamar, murmurar, fofocar ou de olhar o lado ruim das coisas. As redes sociais se tornaram em uma espécie de lixeira de palavras. Ali, você colhe ansiedade, preocupação, medo e outras coisas negativas.

Você precisa entender que a sua boca pode trazer angústia ou paz, força ou fraqueza, medo ou fé. Esse é o poder das nossas palavras. Assim, o sábio fala pouco, mas tem peso. As nossas palavras podem aumentar as nossas dores e as das outras pessoas. Nem tudo o que se passa na sua mente você precisa falar. Uma coisa é pensar, outra é falar. Uma vez que algo sai da sua boca, aquilo não volta mais. Quando você escreve algo é ainda mais sério, porque você emprega a sua mente, o seu corpo, aquilo se faz parte de você e fica registrado. Então, use este poder para o bem. Resista às pessoas e aos conteúdos que lhe fazem mal. É como se diz: se não vai melhorar o silêncio, então fique de boca fechada. Acompanhe esta mensagem na íntegra no vídeo acima e reflita sobre o assunto.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso