thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

PARA QUEM QUER SER SÁBIO

Você quer ser sábio? Há um livro na Bíblia que ensina-nos como seguir este caminho e alcançar a sabedoria divina. Comece hoje mesmo. "O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos." Provérbios 1:5

O livro de Provérbios, de Salomão, é um excelente livro para todos lerem.

Está aí uma excelente dica: você que quer compreender as Escrituras, comece pelo livro de Provérbios. Mas você não deve parar em um único livro da Bíblia. Provérbios é de fácil compreensão, mas você deve compreender a mensagem central da Bíblia, que está nos Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João). Toda a Bíblia aponta para o sacrifício do Senhor Jesus e a Sua obra de Salvação na cruz, por causa da vida eterna, da alma que existe dentro de você. A vida não é este corpo que você tem, o qual vai durar um tempo e depois volta ao pó. A vida é esta alma que está no seu corpo. E para onde vai essa alma? Familiarize-se com os Evangelhos.

Mas, voltando para Provérbios, este livro, é uma coleção de vários conselhos. Como ele diz no início, é “para conhecer a sabedoria e a instrução”. Ou seja, todos podem aprender com Provérbios, desde os jovens (aqueles que estão começando na vida) até os mais maduros.

Então, eu vou ler algumas pérolas do primeiro capítulo de Provérbios para você ter uma ideia.

“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução” (Provérbios 1:7).

Você quer conhecer as coisas? A cultura secular diz que você tem que ir ao Google, aos livros. Mas a Bíblia diz que Deus é a fonte da ciência. Todos os estudiosos da humanidade estudam as coisas como elas são (em outras palavras, tudo o que Deus criou). Então, quando a pessoa diz: “eu vou estudar este assunto”, mas ignora o criador daquele assunto, ela já está perdendo. Porque quando você quer entender algo, a melhor coisa é falar com a mente criadora daquele algo. Se você for à fonte do conhecimento, você vai ter mais conhecimento (e entendimento).

Infelizmente, hoje, nas escolas, coloca-se a ciência contra a fé e a fé contra a ciência. Mas isso não é verdade, não há essa incompatibilidade. A medicina, por exemplo, é um ramo da fé, porque aprendemos que temos de cuidar da nossa saúde. É claro que há uma medicina má (por exemplo, médicos que não agem com ética). Mas, na sua essência, a medicina vem de Deus, é uma inteligência para cuidar da saúde. Um dos Evangelhos foi escrito por um médico, que foi Lucas.

Provérbios fala sobre ter respeito por Deus. E, hoje, muitos tratam Ele com irreverência, não seguem os conselhos dEle. Se você crê em alguém, você tem que reconhecer a existência dessa pessoa, tem que interagir com ela. Se você crê em um médico, você segue as receitas dEle. Mas mesmo as pessoas que dizem acreditar em Deus, O ignoram. São pessoas que, às vezes, até conseguem algum sucesso, mas no geral estão limitadas (na família, na felicidade, na Salvação, nos relacionamentos). Essas áreas dependem de uma sabedoria Divina.

“[…] os loucos desprezam a sabedoria e a instrução” (Provérbios 1:7).

Quem despreza a sabedoria, deve estar ruim da cabeça ou doente do pé. E, por falar em samba, veja o conselho de Provérbios para o Carnaval: “Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites” (Provérbios 1:10).

No Carnaval, quantos jovens e até gente madura que se entregam aos prazeres dessas festas e destroem suas vidas? A pessoa sofre no bolso, no corpo (pelas drogas, prostituição, doenças e desgaste físico) e pela ressaca moral. E as pessoas não pensam nisso. Elas caem nos agrados do Carnaval. Em outras palavras, quem é sábio foge da falsidade deste mundo, que promete o mel e entrega o fel.

Se você quiser mais sabedoria e prevenção de dores de cabeça na vida, medite em Provérbios. Fica a dica. Por que não começar hoje?

Pense a respeito e assista ao vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso