O USO CORRETO DESTAS DUAS PALAVRAS PODE MUDAR SUA VIDA
Você já viveu ou vive em situações em que você não sabe dizer não? Muito comum não é mesmo? Mas é preciso saber dizer! Então comece a praticar hoje mesmo
As duas palavras mais curtas e mais poderosas do nosso idioma são: sim e não. São pequenas palavras, mas que podem mudar radicalmente a sua vida.
Jesus disse assim: “Seja, porém, o vosso falar sim, sim, não, não” (Mateus 5:37). O que Ele quis dizer é que quando você falar “sim”, que o seu “sim” seja “sim”, e o seu “não” seja “não”. Então, não mude o que você falou! E Ele acrescentou: “porque o que passa disto é de procedência maligna”.
Por quê? Porque gera dúvida, promove incerteza, desonestidade, insegurança. E, por isso, provém do mal. Porque quando você baseia a sua vida em dúvida, insegurança, desonestidade, naturalmente, você está construindo a sua vida sobre o mal e plantando o problema para si mesmo lá na frente.
Então, Jesus nos ensinou a sermos muito cuidadosos com o nosso falar, com o nosso “sim” e “não”, pois são palavras decisórias e promissórias. Quer dizer, você está prometendo uma coisa, está se endividando com o seu próprio futuro. Se você fala “eu vou com você tal hora em tal lugar”, você está fazendo uma promessa. Por isso, nós precisamos aprender a dizer “não” mais vezes.
Há muitas pessoas que não sabem dizer “não” com medo de desagradar, chatear alguém. Elas falam “sim”, quando, na verdade, querem dizer “não”, e acabam decepcionando a pessoa. Então, é muito melhor você dizer o “não”, ser verdadeiro, do que levantar a esperança de uma pessoa e depois falhar, frustrar, mudar a sua palavra, mostrando assim que você não é uma pessoa confiável.
Muitas pessoas não entendem o poder do “sim” e do “não”, e que contido nessas palavras está uma promessa que você faz para si mesmo e para outras pessoas. E o pior de tudo não é o que você faz com as outras pessoas; o pior é quando você mente para si mesmo. Você fala “vou fazer isso, vou fazer aquilo”, já sabendo – no fundo – que não vai fazer…
Então, você cria uma cultura de mentir para si mesmo, de se enganar e de não acreditar em você. Ou seja, essa é uma das piores coisas que você pode fazer com você.
A mensagem que você está passando quando mente para si mesmo é a seguinte: “eu não sou digno de confiança”, “o que eu falo não se escreve”, “as minhas decisões não se mantêm”, “as minhas promessas não valem nada”.
Ou seja, você está se destruindo, sendo o seu pior inimigo. Por isso, Jesus falou que o que passar disso é procedente do mal. Quando você não o usa o “sim” e o “não” como deveria, com firmeza, transparência, verdade, honestidade, está trazendo o mal para dentro de você.
Ora, se você quer mudar sua vida neste ano, comece com as suas palavras. Se você está muito acostumado a falar uma coisa e fazer outra, talvez tropece em alguns momentos, mas quando tropeçar, você vai se lembrar dessas palavras e começar a se corrigir; vai começar a ser corajoso para dizer “não” para as pessoas, mas, também, corajoso para dizer “sim”, para aceitar um desafio que, normalmente, não aceitaria.
Você vai começar a vigiar as suas palavras para que elas estejam alinhadas com as suas atitudes. E aí, você vai ver como a sua vida vai mudar com esse pequeno ajuste: aprender a dizer “sim” quando é “sim” de verdade, e “não” quando é “não” de verdade.
Assista ao vídeo acima e reflita sobre o assunto.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo