thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

O HOMEM SEM NOME: APRENDA COM ELE ESTA LIÇÃO PARA A VIDA

Um homem sem nome na Bíblia, mas com um grande ensinamento para os dias atuais. Aprenda e coloque em prática

Um homem sem nome que pode lhe ajudar a mudar de vida rapidamente. Eu vou falar sobre esse homem que está na Bíblia. Essa história vai ensinar aqueles que têm humildade para aprender. Você que diz: “por que a minha vida não muda e eu fico dando voltas?”

“[…] e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração, regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías” (Atos 8:27-28).

Ele era um homem importante, o braço direito da rainha dos etíopes. Depois de ir ao Templo, ele estava lendo a Palavra de Deus. Ele ler as Escrituras mostra que não basta somente ir à igreja. Se você não se inteirar na Palavra de Deus, você estará exposto à enganação de pessoas que se colocam entre você e Deus. É verdade que Ele nos apontou “mestres”, pessoas para nos ajudar. Mas o eunuco já tinha uma base quando se encontrou com o discípulo Filipe.

Porém, o etíope não entendia o que estava lendo. E Deus enviou Filipe para ajudá-lo.

“E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse” (Atos 8:30-31).

Então, Filipe explicou sobre Isaías e apresentou o Senhor Jesus para o etíope.

“E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou” (Atos 8:36-38).

Veja, não houve “curso preparatório” para o eunuco se batizar, ele não chegou à Etiópia, em casa, para pensar se iria se batizar. Houve uma entrega imediata. Ele não ficou analisando as informações: “obrigado, Filipe. Vou pensar sobre isso em casa”. Quando o etíope viu a água, ele mesmo decidiu se batizar.

Quantas verdades encontramos na história desse homem! Ele foi a Jerusalém, adorou a Deus, mas voltou sem conhecê-Lo. Quando o eunuco buscou nas Escrituras e recebeu uma pessoa enviada por Deus, ele creu e foi rápida a mudança dele.

Aprenda com o etíope. Ele creu. “É para se batizar? Olhe a água. Pare o carro aqui que eu vou me batizar”. Não era à toa que ele era um homem de confiança da rainha. Ele era um homem de decisão. E se ele fazia para a rainha da Etiópia, como não fazer para o Rei dos reis?

Vamos agir? Pense a respeito por meio do vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso