thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

NEM DEUS FAZ NADA SOZINHO (alerta sobre a individualidade)

Você acha que o ser humano foi criado para viver só ou em sociedade? Se nem Deus faz nada sozinho, imagine a sua criatura, como deve viver

Eu convido você a meditar comigo sobre um fato que afeta a nossa vida. Eu quero falar com você sobre a falsa independência que, hoje, é promovida no mundo (e de todas as formas). A ideia de que você é “o” tudo que você precisa. Você ouve isso nas músicas, nas novelas e tudo o mais. Isso entrou até na igreja. Existe o movimento dos “desigrejados”.

Você acha que o homem foi criado para viver só ou em sociedade? Quando Deus criou o ser humano, qual foi o projeto dEle? Desde o início, Deus viu que não era bom que o homem vivesse só, Ele criou a mulher e, ali, surgiu a família. Naturalmente, seguindo a ordem que Deus havia determinado, todos eles seriam filhos de Deus. Mas entrou o pecado e você já sabe o resto da história.

Ninguém é totalmente independente. Nem Deus Se faz independente. Na Pessoa de Deus, há a Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Deus poderia ser apenas uma Pessoa, mas Ele Se apresenta como três Pessoas. Ele Se apresenta como uma família.

Ele Se apresentou para Abraão e disse que dele seriam abençoadas todas as famílias da Terra. Deus sempre falou da sociedade.

Para o ego, é muito fácil viver sozinho. Principalmente, quando somos decepcionados pelas pessoas. A nossa vontade é se isolar. Mas este sentimento não é saudável, ele é reflexo de uma dor. Mas, na prática, quem pode dizer: “eu sou autossuficiente”. Você vive sem o lixeiro, o padeiro? Ninguém é independente.

Este pensamento visa a separação eterna de Deus. Você vai se encher de si mesmo, de orgulho e menos você terá de Deus.

Então, quando o mundo insiste em dizer que você precisa ser sozinho, entenda que você está sendo alvo de algo diabólico. Deus nos chama para amarmos o próximo. Por mais que tenhamos pessoas que nos tratam mal, este é o desafio da fé. Deus nos desafia, por meio desses relacionamentos difíceis, a sermos melhores. Precisamos aprender a nos regular, a compartilhar, a perdoar (e esses são atributos Divinos, que só podemos praticar por meio de outras pessoas).

É comum as pessoas se decepcionarem na igreja. Mas você vai se decepcionar em qualquer lugar. E o mal promove este pensamento: “eu cultuo Deus dentro da minha própria casa”.

Porém, toda a mensagem do Evangelho é coletiva. O Senhor Jesus reuniu os discípulos e deu a ordem de ir por todo o mundo e pregar o Evangelho para todos. É possível um único indivíduo cumprir esta ordem? Ou é preciso trabalhar como igreja, como corpo para isso? E temos visto isso, especialmente, por meio da tragédia no Rio Grande do Sul. A Igreja de Cristo, em poucos dias, teve um alcance que nenhum grupo governamental pôde alcançar. E é isto o que o diabo teme. Por isso, a estratégia dele sempre foi gerar divisão.

Portanto, combata isso. Aprenda a se unir com Deus e procure estar reunido com cristãos na igreja. Some e não veja as “picuinhas”. Faça a sua parte. Onde há pessoas, há problemas (desde os tempos de Pedro, Paulo e João). Assim, você vai estar do lado de Deus e não de satanás.

Medite nisto e assista ao vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso