thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

ESTE CONSELHO ME AJUDOU MUITO

Uma conversa errada pode desviar o seu caminho, contudo, uma conversa produtiva e orientada por Deus pode fortalecer e aprimorar seus bons costumes

Uma palavra que tem me servido por décadas é a seguinte: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15:33).

Todos têm bons costumes e costumes ruins. Você dorme sempre do mesmo lado da cama, faz as mesmas coisas pela manhã, faz as mesmas rotas para o trabalho. E você poderia até dizer: “isso é um hábito, eu não vou deixar de fazer isso”. Mas o Texto está dizendo que há algo maior que um hábito. Só quem já tentou deixar de fumar, por exemplo, sabe o quanto é difícil quebrar um mau hábito.

Porém, o Texto está dizendo que um poder maior do que o hábito é o poder das más conversações. Quando você tem uma conversa inclinada para o mal, as palavras que saem da sua boca e quem entram em você pelas outras pessoas têm poder. Elas têm a capacidade de ruir os alicerces até das pessoas com bom caráter. A pessoa vai abrindo a mente para as ideias erradas.

Eu tenho visto pessoas que eram boas companhias com a arrogância de pensar: “eu posso ter qualquer conversa, eu não me deixo ser influenciado”. Mas elas começaram a engajar em más conversações.

Como foi que a serpente conseguiu induzir Eva? Não foi com a má conversação? É por isso que se você tem juízo, se você quer manter o seu casamento, a sua conduta e tudo o mais que tem de bom intacto, você tem que fugir de qualquer má conversação. Até de conversas de internet. Seja por qualquer meio: não se engaje em más conversações.

Por outro lado, nós podemos entender também que as boas conversações podem reparar os maus costumes. Se você quer melhorar como pessoa, você tem que procurar pessoas que vão conversar com você algo que lhe levará para cima, que vão lhe acrescentar. E, assim, você abandonará os maus costumes.

O rei Salomão falou sobre isso: “O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído” (Provérbios 13:20).

Ele estava falando a mesma coisa: se você se associa com um tolo (alguém que só vomita ódio, reclamações, críticas, malícias), você será corrompido (assim como a laranja boa se contamina com a podre). Mas a sabedoria do sábio lhe fará buscar a sabedoria.

Primeiro de tudo, busque a Deus, porque Ele é a fonte da sabedoria. O temor a Ele faz com que você evite as más conversações. E, segundo, procure pessoas sábias, que praticam os conselhos que pregam. Fuja dos enganadores (aqueles que não praticam o que dizem). Fuja daqueles que implantam os maus olhos.

Pense a respeito e acompanhe a mensagem na íntegra no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso