thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

ESTAR POBRE vs. SER POBRE

O conjunto de fatores que causam a pobreza no ser humano. Entenda isso e decida usar a fé que compõe qualquer falta

Nós falamos, anteriormente, que pobreza é falta de conhecimento, de relacionamento com Deus, de trabalho mental, de caráter. Tudo isso está por trás da pobreza. Eu não estou falando que pobre não tem Deus.

As pessoas, às vezes, ouvem as coisas e as interpretam de maneira errada. Eu estou falando de um conjunto de fatores que causam a pobreza no ser humano, mais do que a falta de recursos. O mundo é cheio de recursos e o ser humano tem a inteligência de prosperar mesmo no deserto (como no Oriente Médio). E quando eu digo “falta de relacionamento com Deus”, nós vemos que quando o povo de Israel estava bem com Deus, naturalmente, as coisas davam certo. E quando o povo dava as costas para Deus, se tornavam para outros deuses que prometiam riquezas, o que se seguia era a miséria.

O que não quer dizer que uma pessoa que tenha Deus não passe por precariedade de tempos em tempos. Você pode ser uma pessoa cheia do Espírito Santo, mas por causa das circunstâncias, passar por uma situação complicada. Por exemplo: Abraão passou por um período de fome, então, ele se mudou para o Egito em busca de alimentos (Leia em Gênesis 12.10). Mas Deus sempre o sustentou. Como Paulo falou: “Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Filipenses 4:11-13).

A riqueza principal das pessoas que andam com Deus é exatamente esta certeza: eu sempre vou estar garantido. Talvez, você seja uma pessoa de Deus, mas ouviu a voz do coração e fez negócios com uma pessoa que não era de Deus e ela lhe deu um golpe, levando seu dinheiro. Deus não nos impede de tomarmos decisões erradas. E colhemos os frutos daquilo. Não é porque você crê em Deus que você está isento de más decisões.

Mas uma coisa é certa: se você andar com Deus, a sua pobreza será temporária. A pessoa fazendo as coisas certas, acabará tendo sucesso em seu trabalho.

O que eu quero dizer para você que está com uma vida financeira privilegiada é: não se apoie em seu dinheiro. E o pobre não deve usar a pobreza para continuar pobre. A riqueza que Deus nos dá é da fé. Ele vai lhe dar uma direção e você vai sair dessa situação. Não pense: “não tenho estudos, a minha família é pobre”. Você tem a fé. Deus sustentou o povo no deserto por meio da fé. A fé nos ensina. E a fé lhe faz andar sobre a justiça, uma base sólida, para não perder lá na frente.

Confira a mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso