thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

COMO IDENTIFICAR OS FALSOS E OS VERDADEIROS?

Deus nos deu um guia para conhecer e compreender aquilo que é verdadeiro ou falso. Saiba discernir os frutos que a árvore produz

O Senhor Jesus, em uma das missões que Ele cumpriu neste mundo, alertou os seguidores sobre as pessoas falsas, que se passavam por uma coisa e eram outra. Por que Ele alertou sobre isso? Em toda a esfera da sociedade tem os falsos e os verdadeiros, mas quando tratamos do espiritual, as consequências do engano são muito mais graves.

Por exemplo, você pode sofrer um golpe na esfera dos negócios. Mas o dinheiro dá para recuperar. Há também os médicos que praticam a medicina para obter lucros (e neste caso é mais grave). Há pessoas que fingem quem são no namoro e o cônjuge só descobre a realidade no casamento. Porém, na vida espiritual, o que está em jogo é a sua alma. Por isso, o Senhor Jesus sempre nos alertou sobre aqueles que querem levar a sua alma.

Jesus disse: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. […] Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7:15-20).

Veja que os “profetas” estão à caça de pessoas incautas. Como saber se uma pessoa é de Deus? Ora, Jesus já deu a dica. Você não vai conhecer a pessoa de Deus por quão bem ela prega a Palavra ou se faz milagres, porque há muitos que não praticam o que pregam e, no mesmo capítulo, no versículo 22, o Senhor Jesus diz que pessoas que fizeram maravilhas no Nome dEle podem não ser salvas no final. Mas os milagres feitos por essas pessoas são reais ou são falsos? Depende. Quem promove o milagre é a fé da pessoa somada ao Nome do Senhor Jesus. Como, também, pode ser algo falso, promovido pelo diabo, que faz “desaparecer” o problema.

Então, quando falamos de uma fruta não podemos apenas olhar para a casca. Pode ser que a casca seja atraente, mas a fruta traz consigo bichos por dentro. Desse modo, quando a pessoa experimenta o gosto de uma fruta, ela sabe se está boa ou não. Assim, sabemos o fruto de uma pessoa se ele tem “gosto” de caráter honesto, verdadeiro, que procura andar na justiça, que não tira vantagem da posição de liderança religiosa. O verdadeiro homem de Deus ensina a pessoa a depender apenas de Deus. Já o falso quer se colocar entre Ele e a pessoa.

Esteja em alerta. E cuidado para que você também não seja um falso, com aparência de religiosidade, mas que não é de Deus por dentro.

Compreenda sobre este assunto assistindo à mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso