thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

“CAIA 7, LEVANTE 8” – OU AINDA MELHOR, FAÇA ISTO!

E se você decidir usar a inteligência e não cair nenhuma vez e continuar de pé?

Há uma frase que aqueles que gostam de motivar as pessoas usam muito: “Caia sete vezes, mas se levante oito”. Esta frase tem base na passagem: Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal” (Provérbios 24:16).

Primeiramente, observemos que o versículo está falando do justo. O “justo” não é uma pessoa perfeita, que não peca. É aquele que crê em Deus, que vive em consideração ao que Deus diz. Ele não ignora Deus. Ele procura andar na justiça, naquilo que Deus determina. Já o ímpio, enquanto não se arrepender, vai tropeçar e vai ficar caído mesmo. Então, se você é uma pessoa que caiu pela sua própria maldade, o caminho para você se levantar é se arrepender, buscar o perdão de Deus, recomeçar e decidir mudar de vida. O ímpio precisa se arrepender do seu mal.

Agora, o número sete quer dizer que pode acontecer do justo tropeçar, mas ele precisa se levantar quantas vezes for preciso. Isso pode acontecer por desatenção, não vigiar, achou que por estar com Deus era imune à tentação. Saiba que você pode ser cheio do Espírito Santo, mas se você não vigiar, você vai cair nas suas inclinações, porque você ainda é carne. Foi como Davi, que caiu na tentação de Bate-Seba.

Porém, o justo não pode deixar que a voz da acusação fique na cabeça dizendo: “Você errou, você pecou e Deus não vai lhe perdoar mais”. O trabalho do diabo é ficar acusando a pessoa. E a memória da pessoa a acusa. Para o justo, a culpa é ainda pior, porque ele pensa: “Eu sabia. Eu tinha conhecimento. Eu fui mau caráter. Eu ignorei tudo o que eu sabia. O que eu ensinei aos outros, eu ignorei”.

Então, saiba que ficarão registradas as vezes que você cair. Você não vai conseguir apagar isso da sua memória. Estará no seu currículo emocional e mental, entre as pessoas que sabem da sua história. Assim como até hoje sabemos da história do rei Davi.

Entretanto, este versículo pode motivar quem caiu. Saiba que é possível se levantar, tem jeito para você (seja você o “justo” ou o “ímpio”). Arrependa-se e levante-se. Deus lhe dá esta oportunidade.

Contudo, seja mais inteligente: não caia nenhuma vez e continue de pé. Assista ao vídeo acima e reflita sobre esta mensagem na íntegra.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso