thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

A MORTE DE SAUL (REIS): COMO AS PESSOAS SE PERDEM

Como as escolhas de Saul podem lhe ajudar? Reflita se você não tem feito essas mesmas escolhas

Uma das histórias mais tristes da Bíblia é a de Saul, o primeiro rei de Israel. As Escrituras contam: “Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o Senhor, por causa da Palavra do Senhor, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar” (1 Crônicas 10:13). Saul não morreu imediatamente ao errar. Ele insistiu por 30 anos no erro.

Primeiro, é importante lembrar que o profeta Samuel já havia morrido e Saul havia mandado matar os profetas de Deus. Ou seja, não havia alguém que pudesse levar a mensagem de Deus para Saul. O rei não quis ouvir mais ninguém. E, no desespero, prestes a morrer em batalha, Saul consultou uma feiticeira, uma médium. Veja, que, ali, foi o “último prego no caixão” de Saul, como a Bíblia explica. Em outras palavras, com aquele ato, Saul “disse”: “Eu estou trocando o Deus de Israel pelos demônios”. Talvez, ele não estivesse totalmente consciente da escolha que estava fazendo, mas ele sabia que aquilo era errado.

Essa situação me lembra a situação de pessoas que ficam lutando contra Deus. Saul foi matando tudo o que lhe mostrava que ele estava errando. Hoje em dia, há pessoas que vivem para criticar Pastores, Igrejas e os cristãos. São pessoas que “metralham” aqueles que falam a Palavra de Deus para elas. Então, o ódio das pessoas contra aqueles que falam a verdade espiritual é semelhante ao que aconteceu com Saul. Foi tão triste a morte de Saul. Ele teve a sua cabeça cortada e levada como troféu pelos filisteus. Fizeram com Saul o que Davi fez com Golias.

E eu penso também naquelas pessoas que, assim como Saul, buscam adivinhadores. Você que, conscientemente ou inconscientemente, busca videntes, leitura de palma da mão, médiuns, consulta aos mortos, aos signos, às cartas, aos espíritos ou ao futuro, você está provocando a ira de Deus. Quando uma pessoa busca outra maneira de ajuda ou crença que não seja em Deus, isso é traição ou idolatria. Saul morreu porque não guardou a Palavra do Senhor. Deus falou com ele de diversas formas, mas Saul rebateu, resistiu. Quem rejeita a Palavra de Deus, traz a morte para si.

Meu amigo e minha amiga, mais uma vez Deus está estendendo a mão para você. Eu espero que você não faça como Saul. Mas, com humildade, que você aceite a oportunidade de voltar para Ele, ser perdoado e ser salvo. Confira o vídeo acima e converse com Deus sobre esse assunto.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso